[MÚSICA] Clarice Falcão - Monomania

Clarice Falcão é uma atriz, cantora, roteirista e comediante brasileira, filha do cineasta João Falcão e da escritora Adriana Falcão. Clarice começou a carreira como atriz atuando em curta-metragens (O Segundo Minuto, Dois Menos Dois e Laços).

No cinema, fez uma participação no filme Fica Comigo Esta Noite de 2006.  E em 2012, protagonizou o filme Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida de Matheus Souza.


Em 2008, na novela A Favorita, viveu sua primeira personagem em uma novela. Em 2012, Clarice também começou a trabalhar como roteirista no seriado Louco Por Elas, da Rede Globo. A série foi criada por ela, pela mãe Adriana Falcão, o namorado Gregório Duvivier, além de Jô Abdu com quem já havia trabalhado em LaçosAlém do trabalho de roteirista nas séries As Cariocas e As Brasileiras. 


Atualmente, faz parte do elenco do canal Porta dos Fundos, que semanalmente apresenta vídeos de humor. O canal da série no YouTube conta com mais de 3 milhões de inscritos, sendo o canal brasileiro com mais inscritos no site. 

-------------------------------------------------------------------------

Clarice é a doce menina de grandes olhos azuis, jeito meigo e voz incrível. A menina/mulher que canta e encanta com suas letras que contam verdadeiras histórias de amor e tragédia. Sempre com bom humor e acompanhada de instrumentos inusitados, a verdade é que Clarice virou a nova mania nacional.

Depois de postar vídeos no Youtube onde interpretava suas canções originais e ter suas visualizações impulsionadas devido aos esquetes produzidos para o Porta dos Fundos, Clarice virou uma das vozes mais ouvidas e apreciadas (e mais do que merecidamente!) do país.

Lançou seu primeiro CD ("Monomania") em maio de 2013 e a curiosidade fica por conta de não ser um álbum físico. O CD em questão é comercializado apenas através do iTunes e é simplesmente um sucesso. Durante sua estréia, ficou durante uma semana no topo dos mais vendidos e atualmente figura entre os 10 mais vendidos.

Se você não tem Iphone (pobre que nem a gente) ou não tem dinheiro pra comprar o álbum da Clarice no iTunes, o Vitor Souto disponibilizou o álbum completo no Youtube. Então corre e clica AQUI e dá play antes de me ver falando de cada música.


A primeira música do CD é "Eu esqueci você" e nela, Clarice decidiu mostrar para o seu amor que tinha esquecido ele, como a vida está perfeita sem ele e tudo mais. Mas é claro que nem tudo são flores, então é claro que ela também fala das possíveis recaídas que ela poderia ter. Uma música que retrata e muito a realidade de vários e vários relacionamentos por aí.

Dando continuidade temos "Macaé" que com apenas os acordes do violão e a voz calma e doce de Clarice narra uma obsessão amorosa. Isso mesmo! E de forma espetacular, ela narra cada uma das coisas que ela fez obcecada por ele, ao mesmo tempo em que pede que ele perceba tudo aquilo como um gesto de amor. Todas as loucuras... Confesso que é uma das minhas músicas preferidas dela. E a primeira na qual eu viciei e escutei durante uns bons 4 meses direto.

Daí vem a faixa-título do álbum. Em "Monomania", Clarice se mostra arrependida de fazer tantas músicas sobre uma mesma pessoa e jura pra ela e pra nós que a música não seria para a pessoa... e advinha só? É claro que ela não cumpre. E, quando Clarice entoa "quem vai comprar esse CD sobre uma pessoa só?", tudo o que passa na minha mente é: EU! 


Com "Um Só", não me comovi ou me animei. Seja pelo ritmo mais lento e arrastado ou pela letra que não me identifiquei, acabo considerando a música mais fraca de todo o álbum. E logo em seguida, a mais agitada de todas: "Fred Astaire" traz novamente uma história de um romance entoada pela voz suave e doce de Clarice. E a música é tão boa, mas tão boa, que mereceu uma versão em inglês que aparece no final do disco (e é a minha preferida entre as duas rs).

"Talvez" e "Qualquer Negócio" são uma dessas músicas boas, porém apenas para completar álbum. Não me envolveram como outras, mas também não me causaram tão indiferença quanto "Um Só". Em "De Todos os Loucos do Mundo" eu me derreto imaginando o Gregório e a Clarice (casal mais fofo ever) encaixando em cada um dos versos da música, ao mesmo tempo em que me identifico bastante com algumas coisas e eu amo quando isso ocorre com uma música.

E então vem a minha música preferida de todo o álbum! Sim, eu tenho uma coisa de gostar das músicas menos famosas e com menos possíveis chances de "single" de um álbum e eu juro que é totalmente sem querer. Amo Monomania e Macaé (que viraram verdadeiros hits do álbum), mas "Eu Me Lembro" é coisa mais perfeita de todo o CD e eu canto a parte da Clarice e a do Silva, porque é difícil escolher a parte mais perfeita e tal... Ah, e eu já quero alguém pra poder gravar essa música comigo (não, não sou cantor, mas preciso fazer isso).
"era presunto enrolado no melão"
Pra fechar o álbum, as últimas faixas são "O Que eu Bebi" (que, como o próprio nome diz, fala daqueles porres de amor que a gente toma de vez em sempre), "A Gente Voltou" (que, diferente de todo o álbum, fala justamente sobre a volta do amor, do relacionamento), "Oitavo Andar" (que é simplesmente incrível e impossível de descrever), "Capitão Gancho" (que eu ainda não tenho uma opinião formada) e a versão em inglês de "Fred Astaire".

Então, depois de ouvir e viciar e cantar e rir e amar mais ainda a voz da Clarice Falcão, me senti na necessidade de vir fazer essa postagem. E te convido a conhecer a voz mais doce que você vai achar nesse país. Clarice Falcão se mostra uma verdadeira artista e, claro, arrebatou meu coração. Seja cantando, roteirizando ou atuando ... é amor platônico.