[PREMIAÇÃO] VMA 2013

Tudo começou há algumas semanas. Katy Perry saiu na frente conquistando corações com o vazamento de "ROAR", primeiro single do seu novo álbum. Depois veio Lady Gaga fazendo os little monsters pirarem com seu "Applause". Pronto, estava declarada a 3ª Guerra Mundial. A pergunta que não queria calar era: qual é a melhor? Depois de dias com trend topics tomados por um ou outro fandom, acabou sendo anunciado que ambas performariam no VMA 2013 e, para gerar ainda mais polêmica e causar furor entre os fãs e alimentar a briga, uma abriria o prêmio e a outra fecharia. Acontece que, para surpresa geral, em terra de Gaga e Perry, quem reinou foi Timberlake! Mas já chego lá, vamos começar pelo começo...

No pré-show tivemos Austin Mahone - o novo Bieber, porém com um pouco mais de talento do que o JB que conhecemos em 2009 (?) - e Ariana Grande - que de grande só o talento e a voz, porque os agudos da menina fizeram Mariah Carey ficar preocupada, aposto. 

No meio de toda essa bagunça de apresentações, gente chegando no Red Carpet e fãs brigando no twitter, Shailene Woodley e Theo James apareceram para realizar o sonho de todo fã de Divergente: anunciaram o primeiro teaser da adaptação cinematográfica do livro de Veronica Roth, que chega às telonas em Março de 2014, mas já deixa a gente maluco com tudo o que aparece nesse teaser.

Daí começou o furdunço todo. A abertura da noite ficou por conta de Lady Gaga - e eu quero entender que tipo de acordo ela tem com a MTV, porque toda vez que ela tiver single novo agora ela vai abrir o VMA? Pra quem não lembra em 2011 foi Jo Calderone quem abriu a noite com "You and I" - e a loira estava gerando certa curiosidade geral pois seria a primeira grande apresentação do novo single e todos esperavam as maluquices dos vestidos no Red Carpet. Acontece que Gaga chegou básica, toda de preto! 

Durante a apresentação de "Applause", ela trocou de roupa e de peruca e performou partes de coreografias de cada "era Gaga". Tivemos o loiro claro representando "Poker Face", o amarelo ovo por "Telephone" e depois a louca saiu do palco, tirou a roupa toda e voltou com seus cabelos "naturais", um par de conchas cobrindo os seios e um biquíni meio enterrado na bunda. Um performance boa, com as surpresas normais da Gaga e com uma música contagiante.




Ainda se tratando de performances marcantes/boas, tivemos Miley Cyrus que está cada vez mais ousada e piranhona fazendo twerk no palco do VMA e se esfregando em Robin Thicke (que aliás, estava incrível). Apesar de toda a putaria e a forçação de barra desnecessária, foram boas apresentações. Tanto de "We Can't Stop", da Miley, quanto de "Blurred Lines" do Robin Thicke.



Pulando um pouco para os prêmios: os maiores indicados da noite foram Justin Timberlake e a dupla Macklemore & Ryan Lewis, com 6 indicações cada. E na disputa para ver quem levaria mais astronautas para casa, deu empate! Timberlake levou dois prêmios de categoria técnica: Melhor Edição ("Mirrors") e Melhor Direção ("Suit & Tie") e o maior prêmio da noite, o de Clipe do Ano ("Mirrors"). Já a dupla Macklemore & Ryan Lewis levaram: Melhor Fotografia ("Can't Hold Us"), Clipe Com Mensagem ("Same Love") e Melhor Clipe de Hip-Hop ("Can't Hold Us"). Todos muito merecidos, diga-se de passagem.

Ainda nos prêmios, tivemos Selena Gomez deixando todo mundo sem entender nada e levando Clipe Pop, por "Come & Get It" - a cabeçuda arrancou esse das mãos de Timberlake, Bruno Mars, Miley e Fun. Ainda rolou Melhor Colaboração para Pink ft. Nate Ruess, por "Just Give Me a Reason".

Outro que se deu bem e ainda fez uma apresentação boa (nada UAL, apenas no nível que se espera dele) foi Bruno Mars. O havaiano levou Clipe Masculino ("Locked Out Of Heaven") e Coreografia ("Treasure"); e cantou seu novo single "Gorilla".

A parte "WTF" continuou com Taylor Swift levando Clipe Feminino ("I Knew You Were Trouble"), - sendo que ela concorria com Pink, Miley, Demi e Rihanna - mas acabou que a decepção foi compensada depois do discurso de agradecimento da gata que soltou um: "Gostaria de agradecer à pessoa que foi inspiração para essa música. Ele sabe que é ele." e depois deu uma jogadinha de cabeça para frente, bem no momento em que a câmera da MTV ultrarapidamente mostra a cara de bunda do Harry Styles. SEN-SA-CIO-NAL.

O prêmio de Aposta do Ano ficou para o Austin Mahone e foi uma puta injustiça. Se fossemos falar de merecimento, esse prêmio deveria ter ido para Zedd ou para Iggy Azalea, mas como esse prêmio em questão acabou com votação popular, leva o que tem mais fãs retardadas e que fazem de tudo para ganhar uma votação. Ah, ainda falando de fãs que fazem de tudo por uma votação, One Direction levou Canção de Verão por "Best Song Ever" - sendo que eu não ouvi essa música em nenhuma rádio ou sequer vi o vídeo estourar para tanto, mas ok.

30 Seconds To Mars levou Clipe de Rock por "Up In The Air" e eu queria que fosse para o Imagine Dragons porque "Radioactive" é mais perfeita, apesar de eu curtir muito ambas as bandas; O prêmio de Efeitos Especiais ficou para o Capital Cities por "Safe and Sound", aliás merecido porque o clipe é simplesmente incrível e mexe com todo tipo de efeito; Janelle Monáe apareceu para levar Melhor Direção de Arte ("Q.U.E.E.N").

E então chegamos ao grande impacto da noite: Justin Timberlake. Acontece que o moço foi o escolhido da MTV para receber o Prêmio Vanguarda Michael Jackson, que é dado para artistas com carreiras brilhantes e que mereçam destaque. Primeiro ponto que eu gostaria de comentar: teve gente reclamando que Timberlake não merecia receber esse prêmio e então o JT foi lá e fez A MELHOR PERFORMANCE DA NOITE - e arrisco dizer uma das performances que vão ser lembradas futuramente como melhores da história da premiação. E, ainda nesse assunto de merecimento, gostaria de lembrar que quem ganhou ano passado foi a Britney Spears e ela sequer fez uma apresentação medley das músicas dela como JT fez esse ano.

Continuando. Timberlake entra no palco após um vídeo de homenagem com cenas de vários clipes dele e eu já estava naquela onde nostalgia total; ele chega, começa a cantar músicas como "Sexy Back", "My Love" e, como se mostrar que sabe cantar - e cantar muito bem, diga-se de passagem - e dançar ao mesmo tempo sem precisar de playback (beijo Chris Brown, abraço Justin Bieber), ele aproveita a oportunidade faz com que todos fiquemos com mais vontade ainda de aplaudi-lo. Como? ELE TRAZ O N'SYNC! Cara, sabe o que é ver aqueles caras ali no palco, cantando "Bye Bye Bye"? Nostalgia totaaaaaaaal. (e isso só serviu para mostrar para One Direction e boybands do momento o que é uma boyband DE VERDADE). E para finalizar ele arrasa nossos corações com "Mirrors". O que mais a gente pode fazer senão venerar e aplaudir Justin Timberlake? Depois dessa VMA, me convenci de que os únicos que podem fazer o que o Michael Jackson fez são Justin Timberlake e Bruno Mars (que já estava nessa categoria bem antes na minha opinião).



E parecia muito injusto o VMA continuar e colocar mais gente para cantar depois do SHOW que Justin Timberlake deu, mas infelizmente a MTV é estúpida e não sabe organizar as coisas muito bem, então é lógico que teríamos mais apresentações. O clima ficou mais ameno e calmo e fofo com Macklemore & Ryan Lewis num featuring delicioso com Mary Lambert chamado "Same Love". E, para acabar de vez com todo tipo de preconceito (esse é o conceito da música), ainda convidaram Jennifer Hudson para o palco. Pronto, meu coração parou e meu amor pelos branquelos do hip-hop só aumentou.



E, depois de mais prêmios, veio o gran finale da premiação: Katy Perry e sua apresentação de "ROAR" direto da ponte do Brooklyn. A música é boa e eu estava ansioso para ver Katy segurando a nota alta do refrão, mas aí a coisa toda desandou. Acontece que a apresentação da moça não foi ao vivo e sim gravada previamente e eu consegui ouvir o playback que é tão amigo dela. Mas, as partes em que não houveram o amiguinho, Katy mandou muito bem e a encenação foi boa. Esperava mais, mas foi bom no geral. Aliás, achei meio sem sentido esse enfoque da apresentação no fator "luta", já que pelo que foi divulgado o clipe vai focar no "rugido" e na coisa selva sei lá....



Então entre Gaga e Perry, eu escolho Timberlake. Entre "Applause" e "ROAR", fico com "Same Love". Entre Didi Effe e Daniel Furlan, demito os dois e trago a Titi Muller e a Mari Moon de volta. E esse foi mais um VMA: cheio de decepções, algumas surpresas e algumas coisas boas e marcantes. QUEM SABE, VMA esteja começando a voltar para o que era.... mas isso está mais para sonho do que realização, infelizmente.