[FILME] Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Filme: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Título Original: The Mortal Instruments: City of Bones
Ano: 2013

Sinopse:

A história se passa em Nova York. Clary é uma garota que nasceu e viveu toda sua vida no bairo do Brooklyn. Ela descobre que tem o dom da Visão e, por isso, consegue enxergar o Mundo de Sombras, que se encontra escondido nas ruas da cidade e de todo o mundo.

----------------------------------------------------

   Incrível seria a palavra ideal para descrever Cidade dos Ossos. O filme, baseado no livro de mesmo nome, escrito pela autora Cassandra Clare (resenha aqui) foi muito bem adaptado e era possível ver o dedo de Cassie em praticamente tudo. Apesar de vermos algumas mudanças, algumas até justificáveis e outras que deixam com uma pulga atrás da orelha e que fazem pensar no quanto elas vão afetar o curso da sua sequência, Cidade das Cinzas, elas não deixam o filme menos empolgante.

   O longa se passa em Nova York e logo somos apresentados a Clary, sua mãe, Cersei Lannister Jocelyn. Destaque aqui para a atuação da incrível e sempre linda Lena Headey, que consegue prender a atenção mesmo que apareça bem pouco, uma pena. Logo depois conhecemos Simon, quem leu a resenha do livro sabe que é meu personagem preferido, e cara, PERFEITO, não podia ser melhor. Robert Sheehan rouba a atenção em todas as suas cenas, ele consegue ser o nerd, irônico e apaixonado que todos amamos. Com certeza a melhor atuação, simplesmente incrível. Na famosa cena da boate vemos pela primeira vez Jace, interpretado por Jamie Campbell. O ator não conseguiu me fazer acreditar que ele era o melhor Caçador de Sombras da sua idade, não conseguiu passar toda a frieza, toda a ironia e toda a força de Jace. Jemima West e Kevin Zegers, apesar, de início, não ter colocado muita fé neles como Isabelle e Alec, eles conseguiram representar muito bem o seu papel e tiveram momentos excelentes no filme. Ah, e não posso esquecer de Lily Collins como Clary Fray, que conseguiu interpretar a personagem perfeitamente, sem tirar nem por.

   Com cenas muito fiéis, cenários que parecem ter saído das páginas do livro, tudo muito bem detalhado, e bem feito. Irmãos do Silêncio, perfeitos, nos deixando arrepiados do jeito que deveria ser; Magnus Bane, incrível; Luke, mais que perfeito. Infelizmente não posso fazer tantos elogios a Valentim, não é nem questão do ator ser ruim, mas ele destoa completamente das descrições do livro e não consegue passar a vilania necessária. Apenas algumas coisas diferentes, (super destaque para a cena de uma menina possuída caminhando em direção a Clary e depois sendo atacada pelo lobisomem) que são até justificáveis, mas com um fim que deixa até os leitores intrigados. Pelo menos me deixou intrigado, já que li só o primeiro livro até então. Devemos lembrar sempre que é uma adaptação, e não uma cópia do livro, e com isso, CDO conseguiu cumprir muito bem o seu papel.

   Com certeza o filme será um sucesso, ele consegue agradar em vários sentidos, e certamente teremos uma continuação. Vale lembrar que a série de livros possui 6 volumes e seria magnífico ver todos eles sendo adaptados para as telas.