[ENTREVISTA] Vanessa Martinelli

Quando começamos com o Connect Qu4tro, corremos atrás de parceiros e de bons livros. Vanessa Martinelli foi a primeira a nos responder positivamente e de uma forma super atenciosa, bem diferente de alguns outros. Ela não só fechou parceria conosco, como nos enviou um exemplar do seu livro "Amigos Inimigos", o qual a gente devorou e simplesmente adorou.

A resenha de "Amigos Inimigos" você confere AQUI com todas as informações sobre o livro e até mesmo onde você pode adquiri-lo. A gente adorou e recomenda, com certeza! 

Hoje eu venho com mais uma prova do quão atenciosa a Vanessa foi com a gente. Como desde o começo ela se mostrou motivada a nos ajudar, abusamos um pouco e fizemos uma pocket entrevista com ela. Confere só!

Connect Qu4tro - De onde surgiu a idéia para "Amigos Inimigos"?
Vanessa - Me inspirei em Zines que eu e uma amiga gostávamos de desenhar. Inclusive dediquei meu livro também à ela. Queria algo que fosse parecido com o que eu gostava de ler nos meus 11,12,13 anos. Algo que inspirasse minha filha a se tornar leitora também com essa idade.

C4 - Você se inspirou em algum filho de conhecido ou seus personagens seguiram a linha mais "estereotipada" de adolescente?
V - Alguns me inspirei em amigos que conheci (o Maurício realmente existe, juro) e outros personagens são só imaginação mesmo (como a Morgana. Já pensou uma Morgana de verdade?)

C4 - Como você avalia a recepção, em geral, de "Amigos Inimigos" ?
V - Acredito que tem sido muito boa. Me sinto feliz quando vou nas escolas e vejo todas aquelas carinhas felizes me contando qual o personagem que gostou mais.

C4 - Fala um pouco sobre como foi ver o seu livro sair da sua cabeça e ir parar nas livrarias. Como que ocorreu todo o processo?
V - Levou mais ou menos um ano entre escrever o livro e publicar. Foi tudo muito rápido. A Novo Século foi a única editora para quem mandei o original.

C4 - Como é ter um livro publicado? Você sentiu que cumpriu o que você queria passar?
V - Penso que sim, é muito emocionante. Mas ainda tem muito livro guardado na minha cabeça. Outros já escritos só esperando publicação.

C4 - Você nos confidenciou que está trabalhando numa continuação para "Amigos Inimigos". O que você pode nos contar sobre esse novo projeto? Você já tem fechado com a editora Novo Século o lançamento?
V - Provavelmente será no início do próximo ano, perto de quando foi lançado o primeiro (maio). Esse segundo livro trás a formatura de nono ano dos personagens, os 15 anos de Maria... e muita muvuca!

C4 - Manda um incentivo pra quem não leu "Amigos Inimigos" ainda. Por que eles têm de ler?
V - Para se divertir, rir e espairecer!

C4 - Você já pensou em outro tipo de escrita, voltada mais para o campo adulto ou até mesmo juvenil?
V - Sim, já tenho uma outra série escrita e voltada para os jovens (um pouquinho mais velhos que o público de "Amigos Inimigos") e um livro voltado para jovem-adulto, mas que ainda não publiquei. Quem sabe?

C4 - Podemos esperar novos projetos?
V - Sim!

C4 - Confessamos que tínhamos um certo preconceito com livros nacionais e ficamos com um pé atrás com a história de "Amigos Inimigos" (mais por ser uma história, que como você mesma disse, voltada para crianças entre 11-13 anos). Mas, nos surpreendemos quando o lemos porque o livro nos trouxe a recordação de momentos pelo qual nós passamos e que nos arrancaram sorrisos sinceros. Conseguiu quebrar o preconceito que tínhamos e, como dissemos na resenha, ansiamos por mais capítulos ao final do livro. Como você reage quando o seu trabalho causa esse tipo de sentimento nas pessoas? (no nosso caso a nostalgia e a saudade dos tempos não tão antigos).
V - Fico feliz, pois o livro retrata pessoas que conheci, outras que imaginei. Ou seja, também é uma parte da minha adolescência! Fico feliz em ver que pessoas com o dobro da idade do público alvo gostaram do livro e se identificaram. Mães me contaram que compraram o livro para o filho e depois ele teve que ir buscar o exemplar no quarto dela!

Depois de tudo isso, o que podemos dizer à Vanessa se não "Obrigado"? Por nos proporcionar a alegria de uma primeira parceira finalizada com sucesso e alegria. Por nos dar o mundo de Jack e Maria e Maurício e Morgana e tantos outros...