[PREMIAÇÃO] Video Music Awards 2012

Ontem (06/09) rolou o Video Music Awards, a premiação da MTV que parabeniza os melhores vídeos do ano. Esse ano, tivemos algumas surpresas que muitos (como eu) acharam desagradáveis. Começamos a premiação com a confirmação de que Lady Gaga, Justin Bieber, Beyoncé e Britney Spears não compareceriam.

Acho que as faltas da Gaga, do Bieber e da Britney são explicáveis. A primeira não foi indicada (até porque não lançou nada que merecesse tal indicação) e Britney segue a mesma linha, também não recebeu indicação. Quanto ao Justin: foi indicado sim, mas sabia que o seu reinado seria abalado pelo novo furacão do momento, os britânicos da One Direction.

Acho que esse ano foi uma das piores (se não a pior) edições do VMA. Em nível de transmissão, produção e dos indicados. Foi salvo, de certa forma, por conta das apresentações que aconteceram e talvez pela irreverente apresentação de Kevin Hart que fez brincadeira com a suposta briga entre Drake e Chris Brown e também sobre a traição de Kristen Stewart (que não estava presente na premiação).

O VMA começou com um show mega animado da Rihanna. Parece que a rainha de Barbados fez as pazes com a MTV, já que voltou as graças dos produtores e levou nada menos que 11 indicações. Lembrando que no ano passado, "S&M" era um puta sucesso de público e crítica e a MTV simplesmente decidiu ignorar Rihanna entre seus indicados.

As apresentações continuaram com um retorno lindo e - desculpem a fala - foda de P!nk, que cantou e encantou com "Blow Me (One Last Kiss)" sobrevoando a platéia do VMA. Alicia Keys surpreendeu a todos quando chamou Nicki Minaj para se juntar a ela para cantar uma versão remix de "Girl On Fire", sue novo single-título do novo álbum - aliás, será que a Alicia quem vai estar por trás da produção musical do segundo filme da Trilogia de Jogos Vorazes? Com uma música com esse título? Acho que eu arrisco a dizer que sim.

Taylor Swift arrasou com seu jeito doce e sua música com o nome grande demais pra eu me lembrar. O grande ganhador da noite, a boy-band inglesa One Direction levou as menininhas retardadas à loucura com "One Thing" - o que é bem estranho, já que foi com "What Makes You Beautiful" que eles levaram tudo. Apesar de "One Thing" ser a nova música de trabalho deles, eu esperava ouvir a música campeã.

Entre Rihanna e One Direction, o VMA se tornou chato e passável. Desliguei minha televisão antes dos ingleses terminarem de cantar e não me arrependo disso. Tá na hora da MTV aprender a fazer premiação e não é de hoje que eu venho dizendo isso. Eis os ganhadores:


Melhor Videoclipe com Mensagem: "Skyscraper", Demi Lovato
O único concorrente seria "The Fighter" do Gym Class Heroes que é lindo, mas que não tem o mesmo número de fãs da Demi. Então era meio óbvio esse astronauta ser dela.
Melhor Videoclipe de Música Eletrônica: "Feel So Close", Calvin Harris
O único concorrente seria "Le7els" do Avicii, mas como a música do Calvin Harris está mais do que estourada nos charts da Billboard, era outro astronauta meio óbvio demais.
Vídeo Mais Compartilhado: "What Makes You Beautiful", One Direction
Essa categoria teve votação aberta até minutos antes da premiação começar e no telão do Red Carpet se via a disputa entre 1D e Justin Bieber. Parece que as Beliebers tão fracas esse ano...
Melhor Videoclipe Pop: "What Makes You Beautiful", One Direction
Torcia pelo caras do fun. porque "We Are Young" se tornou um verdadeiro hino entre os adolescentes e tudo mais. E ainda tinha chances de "We Found Love" levar, mas a disputa óbvia era entre One Direction e Justin Bieber e mais uma vez as Beliebers perderam para as fãs de 1D.
Melhor Videoclipe Masculino: "Turn Up The Music", Chris Brown
Fiquei muito surpreso com o resultado. Achava sinceramente que as Beliebers dariam esse astronauta pro Justin, já que era a única categoria que ele não tinha uma competição tão injusta e grande. Mas, eis que Chris Brown surge das cinzas e leva merecidamente!
Melhor Videoclipe de Hip-Hop : "HYFR", Drake ft. Lil Wayne
Achava que a Nicki Minaj iria levar esse, apenas por conta da fama instantânea que ela tá tendo, mas não tinha uma torcida definida. Só acho que Drake fazendo a farofa de levar todos os indicados pro palco para receber o astronauta era desnecessário.
Melhor Videoclipe Feminino: "Starships", Nicki Minaj
NÃAAAAAAAAAAAAO! Talvez o maior erro do VMA. "Starships" não é nem de longe o melhor clipe que estava concorrendo. Esperava que "Love On Top" da Beyoncé levasse essa fácil ou até mesmo as mais clichês "We Found Love" ou "Part Of Me" levasse, mas não deu.
Melhor Videoclipe de Rock: "Paradise", Coldplay
Coldplay é Coldplay! Mas "Paradise" não é o que se pode dizer de um clipe perfeito.
Revelação: "What Makes You Beautiful", One Direction
Torcia para os garotos do The Wanted ou para os caras do fun. e até esperava que a estourada Carly Rae Jepsen levasse, mas, seguindo o que veio mostrando no começo da noite, One Direction levou.
Vídeo do Ano: "We Found Love", Rihanna
Apenas pelo sucesso imediato, esperava que o astronauta fosse pras mãos do Gotye. Mas não desmereço "We Found Love" e nem mesmo Rihanna. 
Direção de Arte: "Wide Awake", Katy Perry
Melhor Coreografia: "Turn Up The Music", Chris Brown
Muito merecido, afinal Chris Brown é o rei da dança e "Turn Up The Music" é simplesmente incrível.
Melhor Edição: "Countdown", Beyoncé
Efeitos Especiais: "First Of The Year (Equinox)", Skrillex
Melhor Cinematografia: "Bad Girls", M.I.A.
Melhor Direção: "Bad Girls", M.I.A