[FILME] O Lobo de Wall Street

Filme: O Lobo de Wall Street
Título Original: The Wolf of Wall Street
Ano: 2014

Sinopse:

Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.
---------------------

Todo ano, quando vem chegando a época de premiações eu digo à mim mesmo: vou fazer uma maratona de filmes do Oscar. Resultado: nunca faço. Esse ano eu, mais uma vez, resolvi que assistiria, resenharia e depois faria minhas apostas quanto à premiação... acontece que eu vi o primeiro filme hoje, sábado. E, claro, apareceram outras coisas e a vontade de realizar a maratona foi pelo ralo..


O primeiro filme que eu resolvi assistir foi um dos mais aclamados e também odiados pela crítica. "O Lobo de Wall Street" conta com direção de Martin Scorsese e protagonistas de peso com Leonardo DiCaprio e Jonah Hill (além da breve participação de Matthew McConaughey). Inspirado numa história real e contando a história de um corretor trapaceiro de Wall Street, o filme envolve com certa espetacularização a vida de drogas, mulheres e dinheiro de Jordan Belfort.


Primeiro fato a ser comentado, talvez, seja a atuação de DiCaprio. Não o vejo tão bom há tempos e, apesar de aparentemente mais velho, ele mostra que a idade apenas lhe trouxe maturidade para um papel como esse. Pra quem tá acostumado com DiCaprio em dramas e situações de romance, pode estranhar a comédia sutil e a loucura entorpecente das drogas de seu personagem. Acho que foi justamente essa contraposição de gêneros que o tornou tão bom para o papel.

Além de DiCaprio, temos Jonah Hill, que particularmente não me agradou. De início o personagem me pareceu pouco trabalhado e sem importância real para o enredo, mas ao longo do filme vemos seu crescimento. Já Jonah, infelizmente, não cresce junto com seu personagem e foi totalmente ofuscado por DiCaprio. Apesar do filme ser classificado como comédia e essa ser a área de Jonah, o frescor de DiCaprio para a área desce muito melhor.



Em partes técnicas, vale citar o uso das belas paisagens da Suíça, Itália e até mesmo NY cooperando de forma sutil para a fotografia do filme. Para quem não gosta de filmes com palavrões, sexo ou qualquer tipo de apologia, definitivamente não deve assistir "O Lobo de Wall Street". Ao longo do filme, segundo a revista Variety, a palavra porra (fuck) e suas variações no inglês foram citadas nada menos que 506 vezes. Junto disso temos muito barbitúrico, cocaína, remédios e sexo. Uma escolha bastante arriscada de Scorsese, diga-se de passagem, mas que funciona bem com o caráter destrutivo/espetacular do enredo.

O filme foi indicado em 5 categorias da premiação: Direção, Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado (lembrando que o filme é adaptado do livro homônimo lançado aqui no Brasil pela Editora Planeta) e Melhor Filme. Vendo de uma forma ainda crua em relação aos outros filmes, acho que tem grandes chances com Leonard DiCaprio levando Melhor Ator e, correndo por fora, em Melhor Direção.