[FILME] Ela

Filme: Ela
Título Original: Her
Ano: 2014

Sinopse:


Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

----------------------

Segundo filme da (fracassada) Maratona do Oscar e, nossa, ainda não faço ideia do que falar direito sobre ele. A complexidade do roteiro de Spike Jonze e a premissa de se falar de um relacionamento de uma forma tão diferente da que todos estamos acostumados a ver nas telonas e nos livros acaba cativando e, talvez para muitos, assim como pra mim, segue uma linha de pensamento muito particular e diferente quanto à "o que é o amor".


Um filme maravilhoso que não faz nenhum esforço para ser, apenas é. Personagens bem construídos e, em grande maioria, muito bem aproveitados. Theodore poderia ser mais um homem solitário que chora pelos cantos e pragueja a sua própria vida, mas nada em "Ela" é tão clichê dessa forma. Joaquin Phoenix está maravilhoso e carrega o sofrimento do personagem nas suas multifaces. Outro ponto à ser parabenizado é a dificuldade de atuar e interagir com uma pessoa que não está presente, de fato. 

Ainda quanto ao elenco, "Ela" não peca em nenhuma escolha. A voz de Samantha não poderia ser mais sensual e misteriosa e sabe lá Deus mais o que do que Scarlett Johansson consegue transmitir. Aliás, Spike teve a sacada genial de escolher uma voz marcante o suficiente para que a identificação do telespectador seja imediata. Mesmo sem a presença de Scarlett, é possível imaginar a atriz em cena, sussurrando no ouvido de Theodore.

"Às vezes eu acho que já senti tudo que eu deveria sentir. E que não sentirei nada novo a partir de agora, só versões menores do que já senti"
Amy Adams completa o grupo principal e, mesmo sem ser a principal, garante seu espaço ativo ao longo do filme e as conversas entre Amy (a personagem tem o mesmo nome da atriz) e Theodore acabam gerando alguns dos melhores quotes do filme. 


A fotografia do filme é bonita de se ver e de se admirar. Spike definitivamente deu tom à sua obra. No roteiro, na produção e na direção é possível ver marcas próprias. Depois de filmes com o pessoal do Jackass, foi bom ver esse outro lado dele. Algumas cenas são excepcionais e garantem um sentido muito maior do que realmente possuem, como a primeira vez entre Theodore e Samantha. A escolha de Spike por escurecer a tela nos permite visualizar exatamente o que ele queria passar: o envolvimento dos personagens.


Quanto à história, bom, é muito difícil falar de algo que mexa tanto com você ou que bata exatamente com coisas que você pensa para sua vida. A definição de amor ser algo além do contato físico, além da realidade, é sensacional e muito bem reproduzido no filme. É interessantíssimo ver essa definição ser tão forte para Samantha à ponto de Theodore passar a aprender com ela. E ele aprende e, mais do que isso, aceita, o que nos mostra um complemento à essa visão de amor.

"Qualquer pessoa que se apaixone é uma aberração. É algo louco de se fazer. Uma forma socialmente aceitável de insanidade"
"Ela" é um filme maravilhoso e eu já me sinto completamente triste por não ter recebido a atenção adequada nas premiações que já aconteceram e também porque, infelizmente, não receberá no Oscar. Faz jus à indicação de Melhor Filme, mas infelizmente, creio que perca. Tem chances com Trilha Sonora, Roteiro Original e Design de Produção.