[LIVRO] Bom de Briga

Livro: Bom de Briga
Título Original: Fighting Ruben Wolfe
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Markus Zusak
Páginas: 208
*clique na imagem ao lado para ver a capa completa*


Sinopse:

Se no primeiro título o autor traz um romance de formação de um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida, agora ele exibe dois irmãos em busca de um propósito na vida. Bom de briga retrata a evolução dos irmãos Cameron e Ruben Wolfe como seres humanos. No primeiro livro, a dupla estava sempre atrás de algo errado para fazer. Dessa vez eles entram no mundo das lutas amadoras de boxe, buscando independência para suas vidas. Enquanto Ruben mostra um talento nato para a coisa, o outro tenta apenas sobreviver. Tudo que é ruim é normal no dia a dia da família Wolfe - como os silêncios, as brigas, a pobreza, a mediocridade. Eles já se acostumaram com isso e sempre têm uma justificativa para tanto. Cameron, o mais novo, é o exemplo do jovem batalhador. Desde cedo apanha e se levanta, mostrando que o que importa não é a força da pancada, mas se você tem a força necessária para se reerguer.
-------------------------

Minha história com os Irmãos Wolfe começaram em "O Azarão", no ano passado e só vai chegar ao fim esse mês - assim que eu terminar de ler "A Garota Que Eu Quero". Depois de ter lido o primeiro livro da trilogia, eu só reencontraria Ruben e Cameron em dezembro, quando ganhasse "A Garota Que Eu Quero" (o terceiro livro da trilogia) de presente de natal. Estava impossibilitado de continuar a ler a história de Zusak, até que em janeiro a mesma pessoa resolveu me dar "Bom de Briga". Por isso, então, muito obrigado Juliano!

"Bom de Briga" é o segundo livro da trilogia e nele podemos ver o crescimento não só de Cameron e Ruben Wolfe, como também de Markus Zusak. Como eu disse na resenha de "O Azarão", a escrita de Zusak ainda não estava carregada da maturidade que vemos em "A Menina Que Roubava Livros", mas é considerável a melhora e o crescimento do mesmo entre o primeiro e segundo livro da trilogia.
"Um lutador pode ser um vencedor, mas isso não faz de um vencedor um lutador"
A leitura é bem fácil, porque além de poucas páginas e escrita sem muitos problemas de palavras e termos estranhos, a edição da Bertrand é espaçada e faz com que cada página passe correndo pelos seus olhos. Zusak cresce e aumenta em satisfatório número o uso de frases de efeito e partes de reflexão dos personagens. 

Acho que é marca registrada de Zusak, para essa trilogia, trabalhar a relação de intimidade com os personagens. Se em "O Azarão" a cada final de capítulo éramos presenteados com os pesadelos de Cameron, em "Bom de Briga" temos os diálogos noturnos entre os irmãos e as reflexões internas de Cameron.
"Acho que, quando você perde seu orgulho, mesmo que só por um instante, percebe o quanto ele significa para você."
Ponto interessante a ser comentado são os títulos traduzidos da série. De fato, é trabalhado superficialmente o lado "azarão" de Cameron no primeiro livro, mas, com esse livro, passamos a entender o significado do título do primeiro e do segundo livro.

Achei que essa trilogia seria superficial ou leviana, mas com o segundo livro Zusak me mostra que nada é leviano e muito menos superficial. Zusak encanta pela escrita e pela originalidade em escrever sobre perdedores que preferem ser lutadores do que apenas vencedores. Os Irmãos Wolfe se mostram personagens reais e completos muito bem trabalhados pela visão de um dos melhores autores que eu já tive o prazer de ler. "Bom de Briga" é melhor que "O Azarão" e, se seguirmos essa linha, posso arriscar que "A Garota Que Eu Quero" será melhor ainda.
"Você não acha engraçado como o tempo parece fazer um monte de coisas? Ele voa, ele diz e, o pior de tudo, ele acaba."