[SÉRIE] A Young Doctor's Notebook

Série: A Young Doctor's Notebook
Emissora: Sky Arts
Ano: 2012
Temporadas: 2
Status: 2ª temporada finalizada 

Sinopse:

A produção é uma adaptação da obra A Country Doctor’s Notebook, do autor e dramaturgo russo Mikhail Bulgakov (1891-1940). O livro reúne contos escritos por ele entre 1924 e 1927, os quais têm como referência as experiências de Bulgakov como médico recém-formado vivendo no período da Revolução Russa. Hamm e Radcliffe dividem o mesmo personagem. Lendo seu antigo caderno de anotações o médico Vladimir Bomgard (Hamm) relembra sua juventude quando, com 25 anos, chega na cidade rural de Muryovo para exercer sua profissão. Assim, ele retorna a 1917, nas vésperas da revolução russa, onde encontra a si mesmo (Radcliffe), um jovem recém formado, um dos primeiros de sua classe (diga-se de passagem).
--------------------

Como é bom, finalmente, poder falar de séries novamente e, mais ainda, pegar séries novas para assistir. O meu interesse em YDN foi puramente acompanhar a carreira do Daniel Radcliffe e ver se ele presta ou se ele será para sempre apenas Harry Potter.

E que grande surpresa: Radcliffe está incrível! Ao lado de Jon Hamm, o rapaz faz uma verdadeira façanha, consegue chamar atenção toda para ele e mais do que isso, suporta e não merece quaisquer críticas negativas à sua atuação. 

Vemos, definitivamente, um amadurecimento do rapaz que larga suas vestes de Hogwarts para se tornar um médico inexperiente viciado em morfina e que enfrenta todo o caos russo durante a Revolução Russa. Com episódios curtos (são apenas 25 min. por episódio) e apenas 4 episódios por temporada, A Young Doctor's Notebook garante seu sucesso com uma fórmula um tanto arriscada.

Mesclando drama e comédia e diria que um pouco se loucura e juntando à isso atores (em suma) conhecidos do grande público e tão icônicos que chega a ser difícil se desfazer de suas imagens, a série conquistou seu público e foi ganhando território aos poucos. Com uma média de 800 mil espectadores por episódio na primeira temporada (maior audiência da Sky Arts), a série conquistou sua segunda temporada e, pelo que pude ver, não vejo motivos para que não aconteça uma terceira.


Jon Hamm é um dos mestres do drama na televisão (leia: Mad Men) e dessa vez não seria diferente. Com um personagem complexo e com poucas aparições (na primeira temporada, pelo menos), consegue interagir muito bem com Radcliffe e a química dos dois é sensacional. Lembrando que ambos interpretam o mesmo papel, em épocas diferentes, mas se encontram diversas vezes em um surto de alucinação/viagem no tempo. Além do drama, Hamm nos mostra uma faceta diferente e contribui em cenas hilárias como a perseguição por um abraço durante uma ereção causada por cocaína no jovem Mikah (aliás, é esse o nome do personagem haha).

Em meio à toda confusão que pode parecer ser, A Young Doctor's Notebook é válido para todos que querem acompanhar o trabalho dos dois (ótimos) atores e também para quem está à procura de séries rápidas, boas e de conteúdo. Com reflexões interessantes e roteiro muito bem trabalhado, se torna um dos melhores dramas que eu assisti esse ano.

Ps.: a série é britânica, mas o único sotaque britânico que você verá é o fraquíssimo de Daniel Radcliffe. Prepare-se muito mais para um toque russo, afinal é onde a história se passa.