[LIVRO] O Projeto Rosie

Livro: O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Editora: Galera Record
Autor: Graeme Simsion
Páginas: 320

Sinopse:

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
   Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
   Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
   O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
----------------------------

Fui conquistado por "Projeto Rosie" pela sua capa e as tantas resenhas falando bem à respeito dele. E por um tempo eu fiquei assim, apenas desejando (vocês podem perceber um padrão: eu sempre quero os livros por um bom tempo antes de comprar). Eis que em um surto de loucura de uma amiga, ela resolve comprar um exemplar pra ela e outro pra mim, de presente.... imaginem o quão feliz eu fiquei!

Mas, cês já me conhecem, claro que eu enrolei para ler o livro! Mas tem uma desculpa muito plausível: eu creio que há determinados livros que você não pode forçar a vontade de lê-los, senão você não conseguirá aproveitar a leitura ou sequer gostar. E esse foi o caso de "Projeto Rosie" pra mim. Eu sofri do tão temido medo de ser "o que vai contra a maré" e acaba não gostando do livro e arruma defeitos ou qualquer coisa do tipo. Creio que eu não seja o único que tenha esse medo com livros que são demasiadamente elogiados...

"A sutileza, lembrei a ela, não era meu forte"

Acontece que só agora, em novembro, que eu finalmente li "Projeto Rosie". Sim, eu acho que fiz corretíssimo em esperar a vontade e o clima de leitura (me chame de maluco se quiser) correto para finalmente lê-lo. Deparei-me com Rosie e Don em um momento em que eu estava precisando sorrir da estranheza alheia. 

Sim, estranheza! Nada e nem ninguém é tão estranho quanto Don... e ele é incrível justamente por isso! Sim, você não leu errado. Estranho, confuso, nerd, atrapalhado, socialmente inábil e inconveniente na maioria das vezes: esse é Don Tillman e é por ele que você vai cair de amores e rir e se deixar levar pelas loucuras e seus inúmeros projetos.

"Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais."

E em um ponto da história você encontrará Rosie: doce, estranha, louca, socialmente abusada, uma rachadura na perfeição esquisita da história. E então, é por ela que você cairá de amores e se deixará levar pelas loucuras.

Graeme Simsion reúne elementos que teriam tudo para NÃO dar certo e de um jeito único, faz com que tudo se encaixe tão perfeitamente que você não conseguirá não gostar e não achar estranho. A ciência precisa e muitas vezes irritante de Don tem o encaixe perfeito e totalmente necessário com a estranheza escrachada de Rosie e juntando os dois temos um ótimo e preciso romance.

"(...)Fora o fato de você não ter a menor noção de comportamento social, de sua vida ser regrada por um quadro branco e de você ser incapaz de sentir amor... você é perfeito"

Pode causar estranheza a forma de falar de Don, sempre calculando IMC (índice de massa corporal) das pessoas, estimando números e gravando coisas com sua memória incrível, mas tudo isso serve para dar o tom do personagem e passar a imagem adequada. Na minha cabeça, Don é como Sheldon Cooper (The Big Bang Theory)... talvez não tão magrelo e esquisito anatomicamente, mas em seu jeito. E Rosie, porque não, se encaixa um pouco como Penny, a garota bonita e louca que entra na vida do nosso cientista. 

Deixando as comparações de lado, "Projeto Rosie" foi um livro muito bom de ser lido, de fato. Uma escrita boa, que transcorre bem do início ao fim, em conjunto com uma história fofa e uma premissa de um romance diferente. Não diria que entra para o TOP 5 de melhores livros lidos no ano, mas com toda certeza é um livro bom.

"Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela"