[FILME] Jogos Vorazes: Em Chamas

Filme: Jogos Vorazes - Em Chamas
Título Original: The Hunger Games - Catching Fire
Ano: 2013

Sinopse:

Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "Jogos Vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.
----------------

Nossa, quanto tempo não tenho postado aqui, sério, muito tempo. Muitas coisas a fazer, a faculdade acaba tomando um tempo absurdo, meu tempo pra ler foi-se embora, estou optando até por livros menores, que possa ler bem rápido, mas estou enrolando até nesses. Mas enfim, o assunto de hoje não é livro, hoje vamos falar de filme e, é claro, da super estréia do ano, "Em Chamas", então fica com a resenha logo depois da vinheta...
Pera, não estamos no youtube... E não temos vinheta... Jackson, está na hora de providenciar. 

Bom gente, parando com a brincadeira vamos falar de uma parada muito séria, vamos falar de Tek.. Em Chamas. O filme tem início pouco tempo depois do fim de Jogos Vorazes, onde vemos Katniss se preparando para a Turnê da Vitória e acaba recebendo uma visita inesperada em sua nova casa, ninguém mais ninguém menos que o Presidente Snow, que quer, digamos, deixar algumas coisas claras.


Eu não quero falar muito sobre as premissas do filme, porquê temos a resenha do livro aqui no blog, e vai por mim, o filme segue a risca cada parte do livro, não sei ao certo se Suzanne Collins participou das etapas de produção, mas participando ou não, toda a equipe fez um trabalho excelente.


Grande destaque para Jena Malone. Apesar de a Johanna do livro e a Johanna do filme serem duas pessoas completamente diferentes, pelo menos pra mim, Jena conseguiu fazer uma Johanna completamente sarcástica, que fala o que pensa, e que pra quem não via graça nenhuma nela no livro passou a amar a personagem (eu). Vamos a Finnick Odair: pode me chamar de chato, mas Sam Clafin nunca será Finnick pra mim, ele conseguiu fazer bem o personagem, mas não chega nem perto do Finnick dos livros, que é meu personagem preferido dos livros, ao lado de Peeta.

"Sério, um vestido de noiva?" "Snow me obrigou a usar isto" "Faça ele pagar por isso" 
Jennifer Lawrence, é mesmo necessário falar sobre ela? Preciso dizer alguma coisa? Perfeita, conseguiu passar todas as caras e bocas, todas as emoções, todas as dores de Katiniss, merece mais um Oscar. Josh Hutcherson pra mim é perfeito como Peeta, sem tirar nem por, o personagem foi feito pra ele.

Não vou falar muito mais sobre todos os atores personagens, pois foram todos muito bons, conseguiram fazer muito bem seus papéis. Wiress perfeita (tick tock tick tock), Beetee incrível, Plutarch nem se fala, e Prim? Simplesmente linda, vemos um grande amadurecimento de Willow Shields, que nos mostra o crescimento da personagem, e é claro que mais uma vez ouvimos o clássico "KATINISSS" vindo dela.

Arena. O que foi aquilo? Eu vi a arena e o que eu fiz? Comecei a chorar, sim, chorei, feito uma menininha, comecei a chorar, de soluçar, meu coração estava acelerado, aquilo estava muito perfeito, ver tudo aquilo na tela, de alguma forma mexeu comigo de alguma maneira que não consigo explicar, estava perfeita. (sim, é verdade... sou prova porque tive que enxugar essas lágrimas dele e dizer "tá tudo bem amigo, calma" /Jack)

tick tock, the arena is a clock!


Como toda adaptação, temos cenas do livro que não vão pro filme, e não acho que seja um erro, se cada pedacinho for pra tela fica massante. E "Em Chamas" foi a adaptação mais fiel a um livro que eu já vi na minha vida, como algumas pessoas conseguem criticar o filme por não ter mostrado a votação para o vestido de Katiniss? (Sim, vieram reclamar comigo sobre isso).

Aplausos para a equipe de efeitos especiais que conseguiu fazer aquelas loucuras da arena do livro se tornarem reais e de uma maneira incrível! A onda gigante, o raio na árvore, a fumaça, os macacos (!!). Além da arena como um todo (causar a destruição de um lugar real através de efeitos não é fácil!), ainda tivemos os trajes que pegam fogo, Katniss virando um tordo e mais um milhão de coisas que tiram o ar.



O filme inteiro foi incrível, perfeito, sensacional, único, quero muito ver mais uma vez, e o que foi esse final nos preparando para A Esperança? O importante é que todos aplaudimos o filme de pé (alguns até demais, como Jackson que subiu na cadeira do cinema pra aplaudir). Paris Filmes de parabéns ao fazer com que o filme estreasse primeiro no Brasil. E que venha Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1!!!



já que não pode dar mais