[LIVRO] A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista

Título: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Título Original: The Statistical Probability of Love at First Sight
Editora: Galera Record
Autora: Jennifer E. Smith
Páginas: 224

Sinopse:

Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
---------------

Sabe aquele livro que você se apaixona antes mesmo de ele ser lançado? Esse foi o caso de Probabilidade (chamarei ele assim por motivos de: nome gigante) para mim. Eu tinha visto alguma blogueira (não vou lembrar o nome agora) falando sobre a capa da versão americana e de como ela era bonita e, de fato, me apaixonei. Sim, vocês me conhecem, eu tenho amores e quedas por capas. 

Procurei saber mais sobre o livro e, para minha surpresa, o livro seria lançado no Brasil no mês seguinte e, mais uma vez, a capa estava linda e fofa (  Li a sinopse e pronto, a vontade de ler cresceu já na primeira linha "Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém?". E automaticamente eu quis descobrir mais sobre aquela história, sobre aqueles quatro minutos e os personagens. Quem era Hadley? E Oliver? Surtei. Por um longo tempo, eu apenas surtava por não ter lido ou sequer comprado esse livro.

Eis que chega a Bienal e tudo muda. Eu trouxe ele pra casa e a partir de então, começou a me encarar de lá da estante. Ficava olhando, namorando a capa, a lombada laranja... Depois de ter desistido de ler "As Vantagens de Ser Invisível" por não estar no clima, decidi que já era hora de conhecer Hadley Sullivan.

Joguei-me na escrita de Jennifer Smith e me deixei ser transportado pro mesmo avião de Hadley e Oliver e, inevitavelmente, fui me apaixonando por eles. Ela, uma típica americana que, diferente de tantas personagens diferentes, não tem nada de insegura. Ele, um britânico fofíssimo, educado (olha o pleonasmo, afinal é britânico né) e engraçado. Agora imaginem os dois se conhecendo em um voo de algumas horas...


"Oliver é como uma música que ela não consegue esquecer. Por mais que tente, a melodia do encontro entre os dois fica tocando na cabeça repetidamente, cada vez mais agradável, como uma canção de ninar, como um hino; não tem como ficar cansada daquilo."

O livro não é nada muito complexo e não trata o amor como algo difícil, impossível e dramático como diversos autores. Pra dizer a verdade, em determinado momento, cheguei a colocar o amor como plano de fundo de uma história onde os personagens principais são a afeição e o destino. 

A escrita da autora é limpa, rápida e quando você piscar os olhos a viagem acabou e é hora de acompanharmos Hadley em Londres, no casamento do pai que ela tanto falou mal durante a viagem. E, de uma hora pra outra, ela já está voltando para os EUA totalmente diferente de quando foi. Definitivamente um livro bem rápido de ser lido, mas que continua sendo muito gostoso de se ler.

Como se não bastassem os momentos fofos (principalmente proporcionado por Oliver e seu jeito britânico galanteador de ser), ainda temos a constante lembrança de Charles Dickens e isso por si só já vale a curiosidade pelo livro. Aliás, é dele a citação inicial do livro: "Há dias, nesta vida, dignos da vida, e outros, dignos da morte".

Então acho que não tem mais o que dizer (sem estragar o prazer de ler e acabar contando alguma coisa muito importante). Uma capa linda, uma história fofa, uma escrita deliciosa e um aprendizado válido: isso é A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista.

"O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo"