[LIVRO] O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at The End of The Lane
Editora: Intrínseca
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 208


Sinopse:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam e não deveriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa.


-----------------------------------------------------------------------

   Dúvida, reflexão, falta de reação. Não sei muito bem o que senti quando terminei a leitura desse livro, eu nem queria fazer resenha, pois achei que não ficaria boa, e eu não conseguiria expor tudo nela, mas vamos lá, vou tentar fazer do melhor jeito possível.
   A primeira coisa que de cara me chamou atenção nesse livro com certeza foi essa capa, cara que capa linda, é um azul profundo, não sei, uma coisa perfeita, eu parava só pra namorar a capa, é incrível. Depois procurei por alguns comentários sobre o livro, e todos eles muito positivos. Outra foi eu nunca ter lido nada do Neil Gaiman e sempre falam muito bem do autor. E por último o preço, achei por R$16,20, não tinha como não comprar.


   O livro se inicia com um prólogo, onde vemos um homem em um enterro de alguém muito importante para ele, esse homem querendo fugir daquilo e refrescar um pouco as ideias, decide dar um passeio de carro e acaba parando na rua de sua antiga casa, que já não existe mais. Ele vai até o final dessa rua e encontra a fazenda onde morava uma antiga amiga e decide bater pra saber se ela ainda mora por lá. O homem descobre que ela não mora mais lá, porém a mãe da menina decide convidá-lo para entrar, ele vai até os fundo da casa e se vê parado em frente ao lago, que a menina insistia em chamar de Oceano e se pega lembrando de tudo que passou na época em que tinha sete anos de idade...
   Conhecemos um garoto, um garoto "normal", normal entre aspas, pois ele não tem amigos e passa grande parte, a maior parte, do seu tempo trancado em seu quarto lendo. Certo dia esse menino tem de sair do seu quarto, pois seus pais estão passando por dificuldades financeiras e decidem alugar o quarto do menino. Depois de vários inquilinos, pessoas de todos os tipos, eis que um homem, sul-africano, se instala lá. Certa manhã, indo até o carro do pai, o garoto não vê o carro por lá e vai correndo falar com o pai, e eles descobrem que foram roubados. Depois de entrar em contato com a polícia, o veículo é localizado no fim da rua, porém tem alguma coisa estranha dentro do carro, um corpo. Ou melhor, o corpo do inquilino sul-africano. 
   No fim dessa rua tem uma fazenda, onde moram três mulheres, uma dessas três mulheres é a Lettie, uma garota de onze anos e que rapidamente se torna amiga do garoto. Porém, depois de tudo isso, coisas muito estranhas passam a acontecer, aí só lendo pra descobrir...


   Eu acho que nunca me estendi tanto dando o resumo de um livro, eu tento ser o mais breve possível, mas não vi como ser mais rápido e reduzir mais. 
  O livro é bem rápido, bem pequeno também, aquele que você lê em um ou dois dias. Com passagens bem metafóricas e coisas que te fazem pensar. ele nos diz que como ações, atitudes tomadas na infância podem se mostrar na sua vida adulta. Foi um livro que me deixou bem confuso, confuso a ponto de não querer fazer uma resenha e achar que se fizesse, não sairia tão boa (como o que está acontecendo agora). 
 Enfim, ainda não consegui ter uma opinião concreta sobre essa leitura, ele foi meio confuso pra mim, acho que não consegui compreender muito o autor (como nunca li nada dele, isso pode ter me atrapalhado um pouco), apesar de ter achado o livro muito bom... Não entendeu o que eu disse? Nem eu.