[SÉRIE] Pretty Little Liars

Série: Pretty Little Liars
Emissora: ABC Family
Ano: 2010
Categoria: Suspense/Mistério/Drama
Temporadas: 4
Status: 4ª temporada em exibição
Duração do Episódio: 45 min.

Sinopse:

Rosewood é uma pequena perfeita cidade. De tão tranqüila e intocada, você nunca adivinharia que detém tantos segredos. Alguns dos piores pertencem ás meninas mais bonitas da cidade – Spencer Hastings, Aria Montgomery, Hanna Marins e Emily Fields, quatro distantes amigas cujos segredos mais escuros estão prestes a ser desvendados.Um ano atrás, Alison, a “abelha rainha” de seu grupo, desaparece e as meninas juram que nunca iriam contar o que realmente aconteceu naquela noite. Elas acreditaram que seus segredos as uniriam, mas acontece justamente o contrário. Quem poderia dizer qual é a verdade em Rosewood? Parece que todos na cidade estão mentindo sobre algo.Agora, com o mistério em torno do desaparecimento de Alison, as meninas começam a receber – ameaçadoras – mensagens de “-A” , contendo coisas que apenas Alison sabia. Mas não poderia ser Alison. Poderia? Quem quer que seja, ele/ela parecem saber todos os segredos das meninas, e parece estar observando cada movimento.
----------------------------------------------------------

Me lembro muito bem de quando e como eu peguei Pretty Little Liars para assistir. Foi durante as férias de julho de 2010, quando Glee (até então a única série que eu acompanhava) entrou em um dos seus tantos hiatus e eu fui para o twitter pedir indicações de séries boas para poder assistir. Então, quando o lindo do Henrique Mira me respondeu: "tem PLL e TVD que são bem legais", eu fui dar uma olhada. (obrigado por ter respondido e me apresentado esse vicio, amigo)

Já conhecia The Vampire Diaries e nunca tive curiosidade de assistir, então ignorei essa parte da indicação. Mas, quando li a sinopse de PLL e ela sendo descrita como uma mistura de "Gossip Girl" com "Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado", eu simplesmente me apaixonei e precisei assistir pelo menos o piloto.

Acontece que aqui estou, 3 anos e 3 temporadas depois, simplesmente viciado e curioso nos segredos de Aria, Hanna, Emily e Spencer. E de todo o resto de Rosewood, afinal, é difícil achar alguém que não minta ou esconda coisas nessa cidade...

A série é inspirada (sim, inspirada e você vai saber porque) na série de livros homônima escrita pela Sara Shepard que conta, atualmente, com 15 livros publicados (somente 9 aqui no Brasil, pela Rocco). Os livros são divididos em "arcos" de história e não adianta me perguntar o que isso significa porque eu (ainda) não li nenhum dos livros. O primeiro "arco" conta com 4 livros (Maldosas, Impecáveis, Perfeitas e Inacreditáveis); o segundo também são 4 livros (Perversas, Destruidoras, Impiedosas e Perigosas) e o último "arco" é o maior de todos e ainda não finalizado, com 5 livros, ainda não publicados no Brasil (Retorcidas, Implacáveis, Deslumbrantes, Queimadas e Esmagadas). Ainda tem 2 livros de spin-off: Os Segredos Mais Secretos das Pretty Little Liars e Ally's Pretty Little Lies (esse último não foi publicado no Brasil e não tem tradução).


Série de livros lançados aqui no Brasil: os dois primeiros arcos de história.

Bom, mas porque eu tô falando dos livros? Eu sei lá! E o que eu quis dizer com "inspirada"? Sim! A série de TV não é totalmente fiel aos livros e não veio com pretensão de ser! Quem diz isso é Marlene King, criadora e produtora da série, que desde o início disse que os segredos, as histórias e as revelações da série seguiriam um rumo diferente.

Bom, mas chega de falar dessas banalidades! Vamos falar da série... foco, Jackson! A série me conquistou de uma tal forma que eu não consigo mais largar, apesar de já ter meio cansado de toda a enrolação em torno dela e dos seus inúmeros segredos. Pra quem curte um bom suspense, é uma boa pedida.

Acontece que a premissa da série parece ter se perdido ao longo das temporadas. Na primeira temporada somos apresentados ao presente e também ao passado das "Liars" e somos inseridos nos seus mundos de mentiras, segredos, desconfianças e descobertas. Com um começo empolgante e de certa forma fascinante, atraiu muito minha atenção. Ainda mais com o final de temporada sensacional e totalmente frenético...

Dai acabada a primeira temporada eu passei por aquele momento "o que vou fazer da minha vida? preciso de mais" que todo fã passa, mas depois fiquei ansioso pra próxima temporada... (e, sinceramente, foi exagero da minha parte, porque considero PLL a série com menos hiatus que existe. São pouquissimos hiatus durante sua exibição e entre temporadas é algo em torno de 3 meses. Bem pouco pra quem está acostumado à quase 1 semestre sem episódios) 

Com a segunda temporada, vieram mudanças e aquele ar de "ufa, agora vai dar tudo certo" para as meninas. Pois elas se enganaram!!!! Com personagens novos e sem fechar storylines da primeira temporada, a série seguiu com bons índices de audiência e de enredo. Mesmo abrindo mais e mais perguntas, os fãs eram cada vez mais envolvidos e abismados com episódios de cair o queixo. Não demorou muito pra eu começar a especular diversas coisas. "Quem é -A?" "Será que é só uma pessoa?" "Quem matou Alison?" e tantas outras perguntas que começam a ser mais orientadas na segunda temporada (sim, eu disse orientadas e não respondidas). Mais uma vez, um final de temporada incrível e advinha? Descobrimos quem é -A! (pelo menos a gente termina a temporada acreditando nisso)


As meninas com o elenco masculino recorrente
Seria tudo flores na terceira temporada: Aria conseguiria namorar em paz com Mr. Fitz. Caleb e Hanna ficariam bem. Spencer e Toby ficariam juntos (apesar de shippar Wren&Spencer <3) e Emily, bem... pararia de matar suas namoradas. Mas é claro que não! A terceira temporada chega arrepiando e, mais uma vez, abrindo storylines e fechando algumas (bem poucas), mas o final dessa temporada já não foi tão bom quanto das outras. Nada de muito impactante...

Agora a quarta temporada começou e advinhem só? MAIS STORYLINES! Gente, eu já to perdido na série... pra mim o segredo maior não é mais sobre -A. Os maiores segredos de PLL são: O QUE ACONTECEU COM O MIKE? MELISSA TEM O PODER DA INVISIBILIDADE? WREN LARGOU A MEDICINA GERAL PRA VIRAR PSIQUIATRA EM QUE MOMENTO? PORQUE NÃO FECHARAM A STORYLINE DO PAI DA ARIA? PAIGE VAI MORRER QUANDO? NOEL AINDA TÁ VIVO? LUCAS EXISTE? CALEB FOI ATRÁS DO PAI EM QUE OUTRO MUNDO QUE NÃO VOLTOU ATÉ AGORA?

Espero que essas e outras perguntas idiotas e toscas e desnecessárias que rondam minha cabeça sejam respondidas... Brincadeiras à parte, eu simplesmente amo essa série e não ligo que me zoem por ser uma série de menina (tem mais morte que muita série de macho por aí, mas ok). Tenho minhas teorias e adoro os episódios que me deixam "WTF!?" (todos os de Halloween, por exemplo). Alison <3 Spencer <3 PLL <3 Wren e seu sotaque britânico <3


"It Won't Be That Easy, Bitches. -A"

O elenco é incrível (mesmo sendo nomes desconhecidos, trabalham super bem), a música de abertura é a coisa mais perfeita do mundo (aliás, na música, tem uma menina chamada Alison! E ela não consegue guarda um segredo! medo...)

A série é boa, recomendo sim que assistam. Mas só se você gostar de suspense! Não vá achando que é uma Gossip Girl da vida ou uma dessas séries que falam de romances bobos sei lá... NÃO É! Só vai levar 4 "x" porque não tenho mais unhas nos dedos e a culpa é toda da Marlene King. A única coisa que posso dizer além disso é: "Às vezes, dizer a verdade só piora as coisas." Kisses, bitches -J