[MÚSICA] Tiago Iorc

Eu tentei, eu lutei contra, eu me impedi o máximo de ficar ouvindo direto as músicas dele porque eu sabia que esse seria o destino final. Mas não deu, eu não resisti e sou obrigado a falar dele aqui (apesar de achar que não vá fazer jus). O post de hoje é sobre uma das vozes mais doces que eu tenho ouvido atualmente: Tiago Iorc.

Conheci Tiago Iorc num momento péssimo da minha vida. Fui apresentado à ele por uma pessoa que foi muito especial pra mim e que, infelizmente, se foi. Então acabei criando um certo bloqueio à ele, talvez por acreditar que ele me faria lembrar da pessoa ou sei lá. E de fato ele faz isso, até hoje. Foi em 2010 que eu me peguei viciado em "My Girl", a regravação do The Temptations embalada por uma voz suave que eu não fazia ideia de quem era. 

Depois daquele esquema "se apegar à uma música, ouvir bastante até se cansar e depois largar", deixei Tiago Iorc um pouco de lado. No final de 2011 eu viria a escutar seu primeiro álbum completo pela primeira vez. "Let Yourself In" me conquistou e me proporcionou momentos sutis e fofos, desses de você querer ficar quieto só ouvindo a música incrível que está tocando.

Mais uma vez, abandonei Iorc. E agora, em 2013, me vi mais uma vez contaminado por suas músicas. Numa espécie de vício diário, ouço as que mais me agradam e fico num estado de calmaria intensa. Músicas que me fazem pensar, sabe? Dessas músicas que você ouve no fone de ouvido e esquece do mundo, simplesmente porque você quer saber o que aquela voz doce e seu violão estão querendo te contar. Melhor ainda é quando o frio chega e você abraça esse tipo de músicas: as calmas, que são boas pra te fazer lembrar de alguém ou apenas para ouvir. Assim são as músicas de Tiago Iorc. 

E nem adianta você dizer que nunca ouviu Tiago Iorc, porque te garanto que já. Você só não sabia que era ele. Acontece que as músicas dele estão constantemente em novelas da Globo, ou seja, você já deve ter ouvido pelo menos um zilhão de vezes os versos de alguma(s) dela(s).

Seja "Nothing But a Song" na Malhação de 2008; "Scared" em Duas Caras; "Blame" em A Favorita; "My Girl" em Viver a Vida; "Fine" na Malhação de 2010; "Gave Me a Name" em A Vida da Gente; "Story of a Man" em Malhação de 2011 ou, a mais recente, "It's a Fluke" que você pode ouvir todos os dias em Flor do Caribe.



E, apesar de todas as tentativas de popularização de sua música que a Globo faz, Tiago Iorc não é um dos cantores mais reconhecidos do Brasil. E posso falar a verdade? Graças a Deus! Claro que ele merece reconhecimento, merece ser ouvido, merece o sucesso. Mas ao mesmo tempo, o que faz sucesso hoje em dia é tão banalizado que se torna chato. Imagina o tanto de gente que ouviria Tiago Iorc sem realmente entender (ou sem nem ao menos tentar entender) o que ele quer dizer? 

Além de "Let Yourself In", Tiago ainda lançou "Umbilical" em 2011.

A boa pedida para esse frio é um bom livro, uma boa coberta e uma boa música. E a boa música você encontra com Iorc. Então aperta o play aqui em baixo e se deixa levar pela voz desse brasiliense radicado curitibano.