[FILME] Faroeste Caboclo

Título: Faroeste Caboclo
Ano: 2013

Sinopse:

João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um empregro como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem cresceu ouvindo e tentando decorar a letra dos longos nove minutos da história de João de Santo Cristo narrada pelo incrível Renato Russo, "Faroeste Caboclo" é simplesmente um sonho. A adaptação de toda aquela confusão que Renato embalou durante anos e que nossos pais ouviram e que a gente ouviu e que até então ninguém sabia ao certo o que de fato tinha acontecido. Até agora...

"Faroeste Caboclo" veio com o intuito de acabar com a confusão em que nos metemos imaginando e tentando visualizar a história de João e Maria Lúcia e Jeremias. E de fato consegue fazer! Mesmo fazendo cortes de algumas cenas que a gente tem na música, o filme consegue ser fiel e reproduzir a história de João.


"...Cortar madeira aprendiz de carpinteiro..."
Meu primeiro conselho pra você é: esqueça a música! Não tente encaixar o filme na ordem cronológica do filme, porque não é assim que ele flui. E fico feliz em dizer que deu muito certo não seguir. Pelo menos assim, quebra a cara de quem ficará tentando cantar cada parte do filme (sim, você vai ver o filme tentando lembrar qual parte da música que é aquela cena. E tudo bem, mas não o faça!).

Meu segundo conselho pra você é: ouça a música inteira antes de ver o filme. Tente entender e captar algumas coisas, atentando pro que você talvez nunca tenha percebido. Vai se surpreender com o tanto de coisas que você vai ver no filme e que você nunca tinha percebido na música.

Meu terceiro e último conselho é: assista o filme! Sim! Vale muito a pena... 

Por que vale a pena? Bom, primeiro ponto é a questão fantasiosa da coisa. Você finalmente vai poder ter uma imagem mais concreta de algo que a gente vem ouvindo por 26 anos! E só por isso já valeria totalmente, mas ainda tem mais.

O segundo ponto é o elenco! E que puta elenco! Fabrício Boliveira amadureceu de outros trabalhos e simplesmente conseguiu o sofrimento e o drama necessários para carregar um dos nomes mais famosos do Brasil... ele fez jus à João de Santo Cristo; Isis Valverde.... não tem o que falar mais, é Isis! Claro que ela deu um show de atuação, claro que ela é linda, claro que Maria Lúcia mais perfeita não existe; E pra fechar o trio protagonista, Felipe Abib deu o tom de loucura e obsessão certos para dar vida à Jeremias. Um trio de ótimos atores para ótimos personagens. E de "plus" ainda temos o último trabalho do ator e diretor Marcos Paulo, que faleceu no final do ano passado.


"...Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu..."


O terceiro ponto é o trabalho de direção, fotografia e imagem do filme. Simplesmente perfeitos. As imagens e a utilização delas foram incríveis. As cenas onde João é surrado por Jeremias e depois quando ele é preso foram de uma realidade surpreendente. 

Minha única reclamação do filme fica quanto à parte de edição (mas na verdade o problema pode ter sido no cinema, na reprodução do filme e não na edição) nas cenas em que tinha música alta e João narrava ao mesmo tempo, a música acabou ficando mais alta do que a voz dele e isso atrapalhou um pouco o entendimento. Mas nada que se torne impossível de discernir.

Para os mais pervertidos, as cenas picantes não foram esquecidas. Teve cena de sexo bruto e forte! Teve os peitos da Isis Valverde por poucos segundos e a bunda do Fabricio Boliveira também por poucos segundos. Lógico, é um filme brasileiro gente...

Um filme brasileiro que vale muito a pena ser assistido, aplaudido e cantado - sim, afinal temos os 9 minutos de música no final com a subida dos créditos. 


"O fim não é o final da estrada" - João de Santo Cristo