[LIVRO] Adele

Título: Adele
Título Original: Adele
Editora: Leya
Autor: Chas Newkwy Burden
Páginas: 212

Sinopse: 
A voz emocionante, os hits cativantes e a personalidade sensível de Adele já lhe renderam prêmios e grande popularidade. Ela quebrou um recorde de 21 anos quando seu segundo álbum, 21, permaneceu no primeiro lugar das paradas britânicas por 15 semanas consecutivas. Um sucesso enorme, Adele tem dominado as paradas em 18 países.

Mas quem é ela?

Existe, de fato, a suposta vida turbulenta que tanto inspira suas músicas tristes? Como ela superou os desafios que ameaçaram acabar com a sua carreira? Este emocionante livro narra a história da cantora, desde a sua infância em Londres, onde começou a cantar aos quatro anos de idade, até os nossos dias, em que Adele tornou-se ícone da música mundial.



-----------------------------------------------------------------------------------

Apaixonei-me pela doce e terna voz de Adele assim como tantos outros. Suas letras me causam emoções e lembranças fortes. Mas, para minha surpresa, por trás de toda a melancolia e, de certa forma, depressão nas letras de suas músicas, existe uma jovem britânica divertida, linda e com uma risada contagiante.

Meu apego foi instantâneo. Das músicas do 21 às mais antigas do 19, em um piscar de olhos. Decorando cada palavra, cada ritmo e acompanhando as notícias sobre sua vida. Então, imaginem a minha euforia quando vi, em uma tarde na livraria, a biografia de Adele exposta.




Sim, o desejo de querer saber e de querer ler imediatamente foi forte, mas acabou tendo que ser contido. Até o meu aniversário, no final do ano passado, quando eu ganhei de presente. Demorei um tempo para iniciar a leitura e me decepcionei com o conteúdo, em geral.

Já conhecia o trabalho do Chas em outras biografias e, agora que finalmente li uma, concordo com as inúmeras criticas de superficialidade em suas obras. O livro de Chas não nos traz tantas noticias inéditas ou nada do tipo. A maioria das histórias contadas nas páginas do livro são acontecimentos de conhecimento público através de antigas entrevistas de Adele.



Ensaio VOGUE 2012

Além disso, existe muita opinião própria no livro. Ao invés de se ater em detalhes sobre a vida da cantora, Chas levanta possibilidades e explicações para outros fatos citados. Também senti falta de material conseguido através de familiares ou da própria cantora - além do que ela diz em entrevistas.


O ponto de maior intensidade e que causa interesse no livro seja talvez a descrição de uma Adele adolescente, frequentando a BRIT School, fumando cigarro e coisas do tipo. Mas, mesmo quando se fala sobre a sua passagem pela BRIT, não o exploram ao extremo. Adele frequentou a escola no mesmo período em que Jessie J estava por lá (creio que até na mesma turma) e também enquanto Amy estava saindo de lá, obtendo sucesso. Achei muito superficial apenas citar o assunto, ao invés de tentar conhecer de fato como era Adele.

Interessante também é ver como Chas vive comparando Adele à Amy Winehouse, como tantos outros fazem. E, chega em um determinado momento, que você cansa de ver tantas comparações (a constante presença do álcool e do cigarro, o estilo musical, o estilo clássico dos anos 60). 

Avaliando ao geral, é um livro interessante, que todo fã deveria sim ler, mas não sei se era hora de uma biografia ser lançada. Acho que se ela viesse daqui a quatro ou cinco anos, talvez mostraria menos superficialidade e mais conteúdo pessoal.