[FILME] Os Miseráveis

Filme: Os Miseráveis
Título Original: Les Miserábles
Ano: 2013

Sinopse:

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar o filho da irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). 

----------------------------------------------------------------------

Eu estava super ansioso para ver esse filme por diferentes razões. Primeira: quando se fala de musical da Broadway, Les Miserábles talvez seja o primeiro de todos a ser citado. Segunda razão era o elenco: Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried... definitivamente não teria como dar errado, todos super fodas. E, pra dizer a verdade, mesmo agora depois de ver o filme, não sei se deu de todo errado. Mas também ficou longe de dar totalmente certo.

 Quando falaram que o filme é baseado em um musical, você imaginaria um filme com suas histórias e tramanhas mas com números e apresentações repentinas. Pois você estava enganado, querido amigo! O filme é COMPLETAMENTE CANTADO! As pessoas não falam, só cantam!

O filme é longo. São duas horas e meia de filme e por ser totalmente cantado, chega numa hora que você não aguenta mais. Eu me peguei contando quanto tempo faltava para acabar o filme. Também por ser todo cantado, mostra quão chato vai ser vê-lo no cinema. Não haverá dublagem por motivos óbvios e por serem músicas, há partes mais rápidas cuja legenda você acaba perdendo por desatenção.

O filme também se torna um tanto cansativo de acompanhar por ser dividido em três etapas. São três anos diferentes com longos espaços de tempo entre eles e, em cada um, vemos mais e mais coisas sendo acrescidos. No começo somos apresentados à vida de Jean Valjean, um prisioneiro que recebe condicional e decide ignorá-la e viver uma nova vida. Na segunda etapa vemos a reviravolta na vida de Jean e como ele despertou a ira de Javert. É também nessa fase que somos apresentados à maravilhosa Fantine (Anne Hathaway) e à pequenina Cosette. Na terceira etapa, surpreendendo-me, ainda seguimos Jean e ainda temos a briga entre ele e Javert. Na terceira etapa, além de Jean e Javert, vemos a jovem Cosette e seu amor por Marius.

Prós:

- Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen realizando a melhor sequência do filme. A cena da estalagem dos Thérnadier é simplesmente incrível. A única que de fato lhe arranca um sorriso durante o filme.

Helena Bonham Carter, maravilhosa, em cena da estalagem dos Thérnadier
 - Anne Hathaway está, como sempre, maravilhosa. A sequência de perdição de Fantine e o número de I Dreamed a Dream ficaram perfeitos. Aliás, mesmo ambos sendo muitos simples, "I Dreamed a Dream" e "On My Own" foram os melhores números de todo o filme. Simples, com a câmera focada nas personagens (Fantine na primeira e Epopine na segunda), conseguindo passar a emoção de ambas.
- Aplausos para elenco (por todo o trabalho vocal e facial do filme), figurino e maquiagem (pela caracterização medíocre e também exagerada da França do século XIX) e direção de arte (pelos cenários incríveis).

Contras:

- Amo a Amanda Seyfried como atriz e também amei a música que ela cantou em "Querido John", mas que voz chata de se ficar ouvindo nas lamúrias amorosas de Cosette. Aliás, outro ponto que não gostei em relação à Amanda: escureceram o cabelo dela! E cadê aqueles grandes olhos verdes dela? Também mudaram ...
- Tiveram muitas cenas em que misturaram várias vozes cantando partes diferentes da música e algumas delas ficaram confusas. De fato em algumas deu certo e foi até a melhor saída, mas em outras...
- Você morre de ódio do Javert o filme todo, mas no final admite que ele tem um pouco de compaixão e acha fofo a atitude dele. Odeio vilões que não cumprem seu papel, de fato.
- Pior química da face da terra: Amanda Seyfried (Cosette) e Eddie Redmayne (Marius). Torci pra ele ficar com a Epopine (Samantha Barks). Aliás, torcia pela morte da Cosette porque ô papelzinho chato! Ah, e também poderiam ter escalado alguém melhor para o papel do Marius.
- Hugh Jackman começou o filme velho e imundo, depois fica limpo e depois mais velho que nunca. Cadê a disposição e a vitalidade que a gente vê em Wolverine, gente ?

O filme, apesar de eu ter certas implicâncias (principalmente quanto ao fato de ser totalmente cantado), é incrível e merece sim toda atenção que vem recebendo em premiações e da crítica. Ótima produção.

Enfim, dito tuuuuuudo isso, tirem suas conclusões sobre ver ou não ver "Os Miseráveis". Eu fico por aqui, cantando "I Dreamed a Dream" (que começa com a Anne, no começo do filme, e só vai terminar com ela, no final do filme).