[MÚSICA] Adele

Minha história com Adele passa do "tá, que seja" até o "cala a boca e ouve!". Em meados do ano passado eu parei pra ver o filme "Quando Em Roma" e não dei muita bola quando Make You Feel My Love tocou no final. Gostei, mas não corri atrás.

Eis que, estava eu tranquilo e calmo assistindo Glee quando a Gwyneth Paltrow soltou a voz pra uma das minhas músicas preferidas (tanto da série quanto da própria Adele). Turning Tables mexeu comigo pelo seu arranjo, pela sua letra e principalmente por sua tradução, que batia muito com o que eu passava à época.

Mesmo assim, não corri atrás da original e portanto não conheci Adele. Eis que numa conversa entre amigos, surge o papo de Rolling In The Deep ser parte da trilha sonora de "Eu Sou o Número 4" e que era muito legal e que a cantora mandava muito. Aí me rendi mais que totalmente ao vozeirão, o timbre e a fofura (literalmente) de Adele.

Não sei como descrever o trabalho de uma pessoa que simplesmente parece me entender. Logo em seguida me peguei viciado nos dois CD's e em praticamente todas as músicas. Cada uma causando um efeito especial em mim.

Pelo simples jogo de palavras de Turning Tables, Adele me fez refletir. Com Someone Like You me fez sentir saudades. Em Set Fire To The Rain, descobri forças e "raivas" guardadas. Rolling In The Deep me fez querer cantar alto, mesmo quando não pudesse. Hometown Glory e Chasing Pavements embalaram momentos únicos. One And Only me fez chorar e admirar uma bela voz.

Adele, me desculpe a todos, é A voz da década. Simplesmente uma artista completa. Uma artista com humildade o suficiente de achar que não merece cada aplauso de um teatro inteiro, que a aplaudia de pé e que gritava seu nome. Infelizmente é uma artista cujas músicas não são para todos. Você precisa ser sensível e até mesmo dramático para entender Adele. Talvez por isso Adele não consiga competir com Gaga ou Perry em número de fãs. Mas desculpa, o único reconhecimento que ela precisava, ela já tem. 6 Grammy's Awards, concedidos não por votação de fãs retardados e sim por um grupo de especialistas em boa música.

Apesar de ela ter lançado o "19" em 2009 e ter feito bastante sucesso no Reino Unido, acho que Adele chegou num momento corretíssimo ao cenário mundial. Chegou quando perdíamos uma voz tão forte quanto a dela, tão profunda quanto a dela. Ouso em distinguir a música atual (a boa música, quero dizer) em Amy Winehouse e Adele Adkins.

E sinceramente, não sou desse tipo de fã que se ofende por qualquer palhaçada que diga de sua ídola. Afinal, do que vão falar ? Do peso dela ? Nossa, muito criativo e original, parabéns. Eu mesmo brinco com isso, então não vou ficar irritadinho com os possíveis comentários que receberei por "rebaixar" outras grandes cantoras.

Um ponto que eu NECESSITO jogar na cara de muitos: Em uma entrevista para a Rolling Stone, Adele disse "Eu não faço música para os olhos, eu faço música para os ouvidos" e já na época chamou a atenção de muitos desses fãs idiotas que se ofendem por tudo. Em 2011, ela enfrentou uma hemorragia na garganta e teve de passar por uma cirurgia. Devido à tal procedimento, Adele foi obrigada à respeitar uma dieta principalmente baseada em líquidos. Na edição de março da Vogue Americana, Adele aparece beeem mais magra e por isso muitos vieram criticando a mesma frase já dita antes, falando que ela emagreceu depois de ter dito que não tem vergonha de ser gorda. Então, por favor, PESQUISEM antes de falar merda! Não me venha falar que ela emagreceu porque quis ficar A gostosa.... 

Se você ainda não conhece Adele (duvido, já que a Globo insiste em tentar orkutizar seus singles em novelas), trate de conhecer. Não tô falando das já clichês "Someone Like You" ou de "Rolling In The Deep". Procure pelas músicas do 19 ou então pelas mais oclusas do 21. Você vai estar fazendo um favor ao seu ouvido, seu espirito e seu humor. Agora eu me despeço e deixo vocês com esse texto grande, que foi escrito embalado pelas músicas da minha DIVA...



Hometown Glory


Turning Tables