[LIVRO] Cinquenta Tons de Cinza

Título: Cinquenta Tons de Cinza
Título Original: Fifity Shades of Grey
Editora: Intríseca
Autora: E L James
Ano: 2011
Páginas: 480

Sinopse: 


Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família - ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Assino ostensivamente a linha na linha pontilhada de ambas as cópias e devolvo uma a ele. Dobro a outra, guardo-a na bolsa e dou um bom gole no vinho. Estou parecendo muito mais corajosa do que na verdade me sinto.
- Isso quer dizer que você vai fazer amor comigo hoje à noite, Christian? (...)
- Não, Anastasia, não quero dizer isso. Eu não faço amor. Eu fodo... com força. (...)”

E é com esta, por si só bastante explicativa, passagem que o livro Cinquenta Tons de Cinza começa a ficar realmente interessante e, por assim dizer, mostrar a que veio. Vale lembrar que isso vem depois de mais 80 páginas de pura lenga-lenga, dúvidas, indecisões, “Será que ele me ama”, “Será que eu amo ele”, “Eu não quero perdê-lo” e por aí vai.

Depois de muitos comentários, várias semanas no topo dos mais vendidos (se eu não em engano ele ainda está no pódio), decidi comprar e ver qual era a dele.



Comecei a ler... Ué passei da metade do livro?... Como assim? Já terminei?... É, é bem assim, a leitura de Cinquenta Tons é extremamente rápida. Não sei se pela escrita infantil, ou por diálogos e passagens extremamente desnecessários como “Ah”, “ Oh”, “Eh” (por favor, não são gemidos) eu sei que quando você vai ver, o livro chegou ao fim. Aí me pergunto “Por que todo esse blá-blá-blá e murmurinho e Best-seller e mais vendido e Top 3 etc.?” Eu tenho duas respostas possíveis: 

Resposta número 1: Jogada de marketing. Sim, isso mesmo, jogada da mídia pra que você consuma esse livro, e se acostume com essa temática, pois se prepare, teremos um verdadeiro BOOM de livros com temática erótica e CTC está vindo pra arar o campo. Se você for agora mesmo a uma livraria procurar sobre o tema achará uma boa quantidade de livros a respeito, como por exemplo, a Trilogia Erótica de Anne Rice ou Luxúria de Eve Berlin.

Resposta número 2: Fãs loucas por Crepúsculo. Como a grande maioria sabe CTC surgiu como uma fan-fic da saga Crepúsculo, e se chamava Master of the Universe. Com o fim da saga e com fãs crescidas e buscando uma história um pouco mais madura sobre Bella e Edward, acabou fazendo todos nós consumirmos e tiramos nossas próprias conclusões a respeito. Por sinal, são claras as referências à saga dos vampiros, como por exemplo, personagens, alguns chegam a ser os mesmos, apenas com outro nome.

Com relação ao sexo e a temática BDSM, temos passagens muito excitantes, essas sim, bastante bem escritas, que pode levar sua imaginação a um nível bem interessante. Achei bem legal toda essa história de BDSM, e estou até pensando em criar um contrato para ter uma relação Dominador/Submissa, as que estiverem interessadas é só deixar o e-mail nos comentários.  Brincadeiras a parte, curti muito esse tipo de abordagem, porém estava ficando um pouco cansativo sexo a todo tempo, mesmo assim, foi bastante válido.

Você pode dizer que eu estou alienado, ou completamente equivocado, mas uma coisa eu tenho que confessar: Eu gostei do livro. “Mas Yan, depois de toda essa crítica que você fez, todos os pontos negativos que abordou, como pode ter gostado?” Eu não sei, eu só sei que acabei gostando e me afeiçoando por Ana e achando Christian o cara mais foda do mundo. E se for pra apontar defeitos, vai surgir uma pancada, como os citados acima, já elogios eu não consigo pensar muitos, mas eu curti, é uma boa leitura, que não vai acrescentar em muita coisa, mas vai divertir, é um livro legal e que eu até recomendo e quero muito pegar os outros dois que restam e ver até onde vai toda essa história.