[LIVRO] Em Chamas

Título: Jogos Vorazes - Em Chamas
Título Original: The Hunger Games - Catching Fire
Editora: Rocco
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011
Páginas: 413

Sinopse:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma reviravolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forcá-los a lutar novamente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“Em Chamas” é o segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Com o final de “Jogos Vorazes” me senti mais do que obrigado a saber o que ia acontecer em seguida (ainda bem que comprei a trilogia de uma vez só). Assim que terminei o primeiro, já peguei “Em Chamas”, segundo livro da série, como era de se esperar, devorei o livro e li em um ritmo frenético. Em Chamas sem dúvida nenhuma é o melhor livro da trilogia de Jogos Vorazes, Suzanne colocou uma pitada certa de reviravoltas, ação, drama e tudo o mais, deixando o livro absurdamente fantástico, um dos melhores livros que já li. 

Collins consegue nos passar todo o drama da personagem principal Katniss, que aparece para nós muito mais crescida e madura (se é que isso era possível).

Após Katiniss e Peeta saírem vitoriosos dos últimos jogos, eles levam uma vida normal de todo vitorioso, com os prêmios e a turnê pelo país, mas, de alguma forma, Katiniss sabia que o que os fez ganhar os Jogos não seria esquecido pela Capital.

Nesse livro temos muito mais conflitos de pensamento da Katniss, entre o Peeta e o Gale, de quem ela sente amor ou só amizade, enfim tem aqueles conflitos do primeiro, só que muito mais exaltados, talvez porque depois de ter saído da arena a Katniss não é a mais a mesma, ela ficou meio "pirada", não é pra menos, ficar numa arena onde todo mundo quer te matar não é pra qualquer um. 

No começo, justamente por essa turnê, o livro pode parecer parado. Mas chega a certo ponto em que tudo muda e Katiniss se vê novamente cara a cara com um perigo mortal.

O livro é cheio de ação e romance e nos traz, no inicio uma Katniss aflita, sofrendo as consequências de seus atos no primeiro livro. Como eu já disse antes, eu adoro essa personagem. Sua coragem, determinação e sua força são incríveis, impossível alguém não gostar dela.

Apesar desse ser o melhor da serie, ele tem pontos negativos em relação ao primeiro livro (que também foi perfeito). O ponto principal é o fato de, no primeiro, a Katniss passar um bom tempo sozinha, sem ter com quem contar para um eventual ataque e tal, o que me deixava muito aflito e angustiado por ela. Já nesse segundo, não. Todos os outros querem se aliar a Katniss e Peeta, de modo que o principal inimigo acaba se tornando a arena (que foi simplesmente fantástica nesses Jogos).

Em um determinado ponto do livro, você vai se sentir perdido. Eu, pelo menos, depois que a Johanna arranca o rastreador da Katniss fiquei mega perdido e tive que reler algumas vezes pra chegar a um entendimento. Mas, sem dúvida alguma é um livro bom, que passa por momentos de transição. Pacato no ínicio com a turnê, surpreendente com a arena e os jogos e depois confuso com a retirada dos "campeões" da arena.

Os personagens desse segundo livro são muitos legais. Eu adorei o Finnick e a Johanna. A principio, os personagens parecem ser meio superficiais, mas depois que você vai conhecendo eles, você acaba torcendo pra eles ganharem também... No meio do livro, eu torcia por umas quatro pessoas ganharem (apesar de saber quem ganha né, porque é obvio, já que temos um terceiro livro). Mas o final é muito bom e surpreendente...

Concluindo, o livro é perfeito e, na minha opinião, consegue superar o primeiro, nos fazendo pensar muito mais, torcer muito mais, querer socar o Peeta muito mais. É um daqueles livros que te faz ter todos os sentimentos que a escrita pode nos proporcionar. Enfim, super indico e “may the odds be ever in your favor”.