[FILME] Percy Jackson e O Ladrão de Raios

Título: Percy Jackson e O Ladrão de Raios
Título Original: Percy Jackson and The Lightining Thief
Ano: 2010
--------------------------------------------------------------------------

Eu vi o filme antes de ler o livro e, na época, adorei. Mas depois que eu li o livro, mudei totalmente o meu conceito sobre o filme. Chris Columbus realmente mandou muito mal com essa adaptação, que tinha de tudo para ser o principal “substituto” de outras séries de sucesso que estão “saindo de cena” e decepcionou muitos fãs do livro...

Se eu for enumerar os erros aqui, esse texto ficará enorme e vocês vão desistir de ler, mas acho que não posso deixar de comentar sobre o erro, que, em minha opinião, é o mais absurdo: a idade de Percy. Se você já leu o livro, sabe porque esse é o maior erro do filme. Se você não leu, trate de ler já! Você não sabe o que está perdendo.

Mas além desse erro há muitos outros que, pelo que andei pesquisando, Thor Freudenthal, diretor do segundo filme da serie, tentará concertar. Como, por exemplo: a Annabeth será loira e de olhos cinzentos e vão colocar Leven Rambin (que fez Glimmer em Jogos Vorazes) para fazer a Clarisse, que não apareceu no primeiro filme.

Entretanto, por incrível que pareça, eu gostei da atuação de Logan Lerman como Percy - apesar do erro na idade - e ele me deu realmente a impressão de que ele é o Percy, mesmo depois de ler o livro. Talvez seja porque ele se parece com o que Riordan descreve da aparência de Percy no livro ou sei lá. O problema no elenco, pra mim, foi a falta de uma Clarisse e a escolha da Alexandra Daddario como Annabeth - ela é muito diferente fisicamente do que é descrito de Annabeth e dos filhos de Atena, em geral, no livro - diferentemente do Logan, ela não me passou a impressão de ser a Annabeth depois de ler o livro.

Tenho certeza de que esse segundo filme vai ser melhor que o primeiro (afinal, pior não dá né...).


 

Vi o filme e achei fantástica a história. Sempre gostei de mitologia grega e a forma como a história do Percy aborda a mitologia é fantástica. Nisso me interessei pelo livro, como sempre é de praxe, e me surpreendi mais ainda com um enredo totalmente envolvente que te prende até o final, tanto é que li a série inteira em menos de dois meses.

Por que “O Ladrão de Raios” é fascinante? Pra você ter noção de como o livro e o filme tem ação e te envolve, no primeiro capítulo do livro e na primeira cena do filme já tem ação dentro de um museu, onde há uma briga entre um aluno [Percy] e uma professora não tão normal, ai começa a ação e não termina até o final do livro e do filme.

Não pense que o filme e o livro são só ação. Você também vai ter cenas super engraçadas, isso graças ao “sátiro” Grover - interpretado por Brandon T. Jackson no filme - e no livro esse “sátiro” se torna essencial pra sempre quebrar aquele clima de tensão e te fazer rir um pouquinho. Pra quem gosta de romance a história irá te satisfazer também, graças ao relacionamento de Percy e Annabeth, - interpretada por Alexandra Daddario no filme – que no filme têm um “relacionamento” até mais rápido do que no livro.
Enfim, Percy Jackson vem com uma história clássica, digamos assim, porém tanto o filme quanto o livro desenvolvem um enredo bem moderno, como um tênis All-Star que voa; a entrada para o mundo inferior no letreiro de Hollywood, entre várias outras jogadas.

Se formos comparar o livro com o filme, não a dúvidas de que o livro é muito superior simplesmente pelo fato da história ser bem mais elaborada, te dando detalhes que no filme não existe.



 
Conheci Percy Jackson através dos trailers que divulgavam o filme na TV, assim que bati o olho achei muito maneiro aquilo (apesar de não saber direito do que se tratava). Lembro que o filme estreou no dia 12/02/2010. - sim lembro a data, mas só porque é véspera do meu aniversário - Havia marcado uma galera de ir e tal, chegou na hora e só tinha eu e o J. Coelho, mas vimos o filme assim mesmo.

A primeira impressão que tive do filme foi muito boa, achei aquilo tudo fantástico, e sim, fazendo comparações a Harry Potter. O filme tem comédia, ação, romance, tudo na medida certa, elementos perfeitos para atrair a atenção de qualquer um que goste do gênero.
Quando saí do cinema achei aquilo uma coisa fantástica, tinha enfim achado um “substituto” (se é que pode se dizer assim) para Harry Potter, que já tinha o seu fim anunciado. Fui buscar, e descobri que o filme tinha sido baseado no livro de mesmo nome, “O Ladrão de Raios”, e no dia seguinte fui à livraria comprar. Li uns 3 capítulos do livro e depois só fui pegá-lo em abril, (não que não tenha gostado, mas é que no momento eu estava realmente ocupado com outras coisas) li o livro em uma velocidade razoável e gostei muito, superou em vários sentidos o filme. Se colocarmos lado a lado o filme e o livro, o segundo dá de 10 a 0 no primeiro, tamanha a diferença entre eles. Parece que foram usados apenas os nomes dos personagens e a base da história, porque de resto é bem diferente.
  
Enfim, o livro “O Ladrão de Raios” é fantástico e vale muito a pena ser lido, nota 5. Já o filme, se for visto individualmente, também recebe nota 5, mas já que estamos fazendo comparações, 3.