[LIVRO] O Circo Mecânico Tresaulti

Livro: O Circo Mecânico Tresaulti
Título Original: Mechanique: A Tale of The Circus Tresaulti

Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide
Páginas: 320
*Clique na imagem ao lado para ver a capa completa*

Sinopse:

Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes.
--------------------

Estou escrevendo essa resenha exatamente após fechar esse livro e ter visto a contra-capa pela "última vez" e o sentimento que resta para falar sobre ele é apenas: nossa! Esse livro é... nossa, ual.

Primeiro (e óbvio) ponto a ser falado nessa resenha: o trabalho editorial da Darkside, que merece ser ovacionada por todos os detalhes e maravilhas realizadas nesse livro. A começar pela capa, passando pelas ilustrações exclusivas e terminando na escolha de papel. Foi a primeira vez que me senti curioso a saber quem são os responsáveis pela capa e ilustrações (Retina 78 e Wesley Rodrigues, respectivamente). Além disso, também merece destaque o marcador/convite maravilhoso que veio junto do livro (o que só aumenta meu amor pela editora).
"Isto é o que acontece quando se dá um passo: você se aproxima daquilo que quer"

Sobre a história, gostaria de deixar claro que, a partir de agora, tenho uma temática preferida: circo. Genevieve Valentine conseguiu fazer uma história única, com toda a mágica e mistério circense, mas mesclando com os inúmeros elementos que encontramos ao longo do livro. Com personagens fortes, bem trabalhados e totalmente expostos aos olhos do leitor, O Circo Mecânico Tresaulti garante ser uma ótima leitura.

Genevieve ainda chama atenção pela sua escrita. Com passagens de tempo, troca de narrados e até mesmo troca no tempo de narração tornam a leitura prazerosa, completa e incrível. Além disso, ela apela para a agilidade e são 82 pequenos capítulos que compõe as 320 páginas de O Circo Mecânico Tresaulti.
"Alguns momentos são infinitos e aterrorizantes, mesmo que deem certo no final" 
Quanto aos personagens, vale destacar a diferença de personalidades e a mescla dos diferentes tipos de pessoas sob um mesmo aspecto (de luta artística pela sobrevivência), tornando-os semelhantes enquanto diferentes. A troca de narradores que eu citei haver no livro permite com que conheçamos todos os artistas à fundo e, em determinado ponto, deixamos de acompanhar a história sob a perspectiva de um ou outro e começamos a ver o geral, como mero espectador do funcionamento das peças mecânicas de Boss.

Se todos esses elogios são poucos motivos para te fazer ler, fique sabendo que está perdendo a chance de ser encantado pelo circo de engrenagens de Boss, pela distopia sensacional ditada e regida por Genevieve e também a chance de se aprofundar numa nova classificação literário que vem com tudo por agora: o steampunk.
"É sempre mais emocionante assistir a algo que pode dar errado."