[LIVRO] Cilada

Livro: Cilada
Título Original: Caught
Editora: Sextante/Arqueiro
Autor: Harlan Coben
Páginas: 272

Sinopse:

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. 
------------------------------

Harlan Coben virou o mais novo autor aclamado por muitos leitores que gostam de uma boa trama. E, depois de ouvir falar tanto dele e dos seus livros, resolvi ceder à curiosidade e decidi escolher um livro dele para poder, quem sabe, me apaixonar tanto quanto todos. Foi assim que eu acabei comprando "Cilada" em maio. Acabei arrastando a minha leitura e, na Maratona Literária, decidi colocar ele entre as minhas metas. Agora advinha quem é que está querendo ler mais livros do Harlan?


Harlan cria duas histórias, na verdade dois mistérios, completamente diferentes que vão se desdobrando e se desvendando a cada página virada. As histórias vão seguindo caminhos que você jamais imaginaria e, quando você menos esperar, ele junta as duas histórias numa trama maior e melhor ainda. 

Mais do que suspense, "Cilada" é uma mistura de estilos muito bem trabalhados em espaços definidos de tempo, sem sobreposição ou esquecimento de outro. Por isso temos o drama do perdão, o suspense do "morreu? quem matou? é pedófilo?" e ainda somos presenteados com um enredo policial sensacional. E tudo isso sob a escrita impecável de Harlan Coben.

Aliás, não só do Harlan. Mais uma vez a Arqueiro (a minha edição é da Arqueiro, então eu vou falar da Arqueiro e ponto) mostra a excelência da sua edição e sua dedicação às obras que se propõe à lançar. O trabalho de tradução e gramação do livro é impecável, limpa e sem erros. Ganha pontos por manter os palavrões quando necessários, sem tentativas hipócritas de atenuar uma situação mais acalorada da história. Um único problema, que envolve um desgosto pessoal, e que é comum nos livros da Arqueiro, é o tamanho da borda externa ao texto. Acho que o text fica muito espremido naquele espaço de menos de um dedo.

O livro é dividido em duas partes e você se engana se acha que "ah, na segunda parte que as histórias se cruzam". Na segunda parte começam as reviravoltas de fazer ficar de cabelo em pé, olhos arregalados e boca aberta. 

Em determinado momento ele brinca de "não confie no que vê" e nos deixa ansioso para ler mais sobre as teorias de Wendy, de ver a história tomando rumos que eram, inicialmente, impossíveis. Ele ainda aproveita e faz uma crítica à sociedade atual que acredita em tudo o que lhe é apresentado sem averiguar a mínima verdade que possa existir por trás daquilo. Trabalha essa crítica muito bem através do "marketing viral", que chega a ser um forte tema em uma parte do livro.

O uso do sarcasmo nos discursos de vários personagens é incrível. Wendy é a rainha do sarcasmo. Aliás, que gama de personagens! Temos da mocinha corajosa e destemida até o avô bad boy que se acha jovem, passando pelo adolescente resmungão e pelo detetive atormentado, claro.

E quando você pensa que acabaram os trunfos de Coben, ele vem e te surpreende mais uma vez e mais uma e mais uma. Você vai fechar o livro com a boca aberta e com vontade de aplaudir a genialidade de "Cilada". Eu, por exemplo, fechei o livro e ainda fiquei meia hora olhando para a capa, de boca aberta, absorvendo tudo o que eu tinha acabado de ler.

Senti falta de uma conclusão para a relação de Wendy com Ariana, mas como não era o fator principal da história, isso não interfere na qualidade da mesma.


"O barulho mais terrível do mundo é quando você está sozinho em casa, no escuro, e de repente, do nada, alguém dá descarga no andar de cima"

"Cilada" foi o meu primeiro livro de suspense e, também, primeiro do Harlan Coben.... primeiro de muitos, assim espero! Uma escrita incrível que torna válido todos os elogios que são tecidos à ele. Pode dar 6 x? Não né? Então vai 5 mesmo... mas com uma vontade de bater na porta de cada um que está lendo essa resenha e entregar um exemplar do livro.