[LIVRO] O Lado Bom da Vida

Livro: O Lado Bom da Vida
Título Original: The Silver Linings Playbook
Editora: Intrínseca
Autora: Matthew Quick
Páginas: 254


Sinopse:


Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   
   Bom, o filme já foi resenhado aqui, então não vou focar muito em sinopse, vou direto ao ponto e falar a minha opinião sobre o livro. Ache estranho o quanto quiser, mas aqui não somos normais e fazemos resenhas de filmes antes de livros (u.u).
   
   Em "O Lado Bom da Vida" somos apresentados a Pat Peoples, que tem em torno de 30 anos e está passando um tempo no "lugar ruim", que descobrimos ser uma clínica psiquiátrica. Diferente do filme, ele não o motivo de estar lá e perdeu completamente a memória de momentos antes de entrar no "lugar ruim", e também não tem a mínima noção que quanto tempo ficou internado lá.



   Quando sai do "lugar ruim", Pat tem como objetivo reatar com sua esposa Nikki, para ele, eles estão apenas passando um tempo afastados. Em seguida conhecemos Tiffany. Aquela que vai mudar por completo a vida de Pat.

    
   Não sei quais diferenças entre livro e filme posso dizer sem que dê spoiler, mas vamos a algumas delas: No livro Pat tem olhos castanhos, Tiffany é um pouco mais velha que ele, o pai dele é muito mais 'chato' e influenciado pelos resultados obtidos pelo seu time de futebol e temos uma breve visão de Nikki apenas no último capítulo do livro.

   O livro tem uma boa escrita e uma narrativa que flui muito bem, mas não sei se tem potencial para best-seller. Confesso que esperava muito mais do livro, mas não me arrependo nem um pouco de ter lido, até acho que aprendi com Pat a ver o lado bom da vida e em alguns momentos ser gentil invés de ter razão.