[LIVRO] O Pacto

Título: O Pacto
Título Original: Horns
Editora: Sextante
Autor: Joe Hill
Páginas: 360

Sinopse:

Ignatius Perrish e Merrin Williams se conheceram muito jovens e o amor que nasceu entre eles era tudo o que duas pessoas podiam desejar na vida. O que não imaginavam era que, depois de quase uma década, sua história estaria fadada a terminar numa terrível tragédia.

Merrin foi estuprada e morta em condições inexplicáveis e todas as suspeitas recaíram sobre Ig. Após um ano vivendo num purgatório de sofrimento e solidão, ele acorda certa manhã com uma enxaqueca terrível e descobre algo aterrador: havia criado chifres.Primeiro pensa que se trata de uma alucinação, mas logo percebe que os chifres são reais e têm o extraordinário poder de impelir as pessoas a confessar seus pecados e segredos mais obscuros.

Ser bom e rezar pelo bem parece não ter levado Ig a lugar nenhum. Agora o Diabo assumiu o controle. Quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o Diabo não é tão mau assim.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O Pacto" é um desses livros que você bate o olho e já te chama atenção. De fato, fora a capa o primeiro e principal motivo de eu ter comprado. (Apesar de ser uma forquilha, ao invés de um tridente - a famosa arma do Diabo).

"O Pacto" foi um dos livros que eu levei na minha viagem e talvez o mais pesado, em quesito história, que eu já li. Joe Hill parece ter vivido um verdadeiro inferno para escrever O Pacto e isso se torna claro quando chegamos ao final e vemos a proposta inicial ir se perdendo aos poucos.

Se no início somos conduzidos a situações inusitadas enquanto Ig está descobrindo os poderes de seus chifres, o final chega a se tornar parada com as explicações e reviravoltas que Hill julgou ser necessário acrescentar.

Algumas coisas me incomodaram em O Pacto. A começar pelo nome do personagem principal: Ignatius Perrish. Mesmo com o carinhos apelido de Ig, achei muito pouco usual e por vezes confuso para a história. Outra coisa que me incomodou foi descobrir a identidade do assassino de Merrin em meados do livro. Até concordo que foi necessário que assim ocorresse para que depois Joe nos mostrasse os motivos do assassino ter cometido o crime e também para que Ig pudesse realizar sua vingança, - Isso não é spoiler. Estamos falando do Diabo, lógico que teria uma vingança!) - mas achava que, por ser o ponto alto do livro, ele deveria ser explorado mais para o final. E, por último, o título! Não tem pacto nenhum gente! Deixava a tradução fiel ao inglês (Horns = Chifres).

O início e o meio são o ponto alto do livro. A descoberta e aprendizado de como utilizar o chifre se tornam melhores do que o porque de ele ter os chifres.

Gostei de Joe não ter receio em utilizar as palavras adequadas para contar sua história. Ficaria estranho substituir um "vá se foder" por um "vá se ferrar", afinal é do Diabo que estamos falando. Então, ponto para Joe Hill e para a Sextante que não retirou os palavrões da versão brasileira. Aliás, parabéns à Sextante também pela belíssima capa que chega a ser melhor do que a versão americana.

Gostei também da frieza maníaca que Joe emprega durante os capítulos acompanhando o assassino. E, os ápices da sua escrita: a cena do assassinato/estupro de Merrin (que não precisou de detalhes sórdidos para ser entendida) e a sequência onde Ig descobre os segredos de Merrin, através do pai dela.

Um livro bom que não deve ser rotulado de romance (como o próprio Joe faz) e sim de realidade fantástica. Leva 4 "x" e levaria o 5º se não fosse o final.