[LIVRO] Morte Súbita

Livro: Morte Súbita
Título Original: The Casual Vacancy
Editora: Nova Fronteira
Autora: J.K. Rowling
Páginas: 501


Sinopse:

Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente com seus 40 anos, a pequena cidade de Pagford fica em choque. Pagford é, aparentemente, um idílio inglês, com uma praça de mercado de paralelepípedos e uma antiga abadia. Mas atrás das belas fachadas encontra-se uma cidade em guerra. Ricos contra pobres, jovens contra seus pais, esposas contra seus maridos, professores contra seus alunos... Pagford não é o que parece. E o assento vago deixado por Barry no Conselho da paróquia logo se torna o catalisador da maior guerra que essa cidade já viu. Quem vai triunfar numa eleição carregada de paixão, duplicidade e e revelações inesperadas? Um grande romance sobre uma pequena cidade, Morte Súbita é o primeiro romance adulto de J.K. Rowling. É o livro de uma narradora sem igual. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  Apesar de desde o lançamento estar morrendo de vontade de ler Morte Súbita (mais por conta da autora ser quem é, do que pela sinopse que não me chamou muita atenção) eu fui adiando um pouco, por conta do preço (R$40) e outras leituras. Acabei por fim achando ele em promoção no Submarino (R$26) e decidi comprar.

  De início eu já curti bastante o livro, não sei se pela escrita, pela história em si, ou pela trama bem diferente de outras coisas que tinha lido (leio muito fantasia, distopias, coisas sobrenaturais, então é bem estranho ler algo mais real). Mesmo estando curtindo levei um bom tempo pra terminar o livro, pois veio carnaval, aniversário, e mais outras coisas no meio.

   Enfim, o livro conta a história de uma pequena cidade no interior da Inglaterra chamada Pagford, onde todo mundo se conhece, a fofoca rola solta e é um odiando secretamente o outro. A cidade se vê tendo que escolher um outro conselheiro para ocupar o lugar de Barry Fairbrother, após ele sofrer uma morte súbita (título). A todo momento dá uma enorme vontade de conhecer esse tal de Barry (que parece ser o retrato da perfeição humana), quem foi esse homem de que todos falam, e de alguma forma eram ligados a ele. 


Cidade de Pagford


    Confesso que mesmo com a fluidez da leitura, ele em alguns pontos chega a ser bem parado, com alguns pontos (mais pelo meio), um pouco chato (desculpe J.K). Com toda certeza os melhores personagens são os adolescentes com todos os seus pensamentos, descobertas, rebeldia. E é aí que vemos que Rownling é mais uma autora para o público Y.A. (Young Adult) do que para os mais velhos.

   Eu não sei mais o que falar sobre Morte Súbita, é um livro bom, as vezes se tem a sensação de estar assistindo a uma novela, ou vendo um seriado de TV (o que veremos em breve, já que a BBC comprou os direitos do livro e irá adaptá-lo para TV, com estréia prevista para janeiro de 2014). Com certeza não é o melhor livro que já li, muito menos o pior, mas é uma leitura legal, boa pra passar o tempo. Indico pra quem tem curiosidade em saber como está essa fase da J.K. pós-Harry Potter, mas se não está tão afim assim, não tem tanta curiosidade, a sinopse não te chamou tanta atenção, pode adiar o quanto quiser, pois não estará perdendo tanta coisa assim.