[LIVRO] O Melhor de Mim

Título: O Melhor de Mim
Título Original: The Best Of Me
Editora: Arqueiro
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 272

Sinopse:

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. 

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. 
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu provavelmente não conseguirei falar desse livro sem dar spoilers, então me desculpem desde já.

Eu sempre falo quão arrependido eu fico por não ter pego um livro pra ler antes ou por ter demorado para terminar de ler ou algo do tipo. E dessa vez eu digo mais uma vez. Me arrependi amargamente por ter demorado tanto para finalizar essa história e não, não é apenas por dizer.

"O Melhor de Mim" é um típico romance e, de início, bem previsível. Mas é claro que estamos falando de Nicholas Sparks e tudo pode acontecer na cabeça desse homem.

Se em "Um Homem de Sorte" eu reclamei pela forma corrida e confusa como Nicholas finalizou o livro, em "O Melhor de Mim" ele merece aplausos. A fluidez do livro é impecável. Ele conseguiu utilizar narração em terceira pessoa enquanto acompanha e nos mostra cada mínimo detalhe da história. E se no começo, assim como eu, você se perguntar o motivo de mostrar cenas com personagens pequenos, não questione! Apenas leia! Você vai perceber, quando fechar o livro, que cada mísero detalhe fez importâncias às lágrimas que você estará derramando.

"O Melhor de Mim" possui uma complexidade gigante. Arrisco até a falar que antes de lê-lo, você deve ler "Querido John" para poder entender a visão que Sparks possui do amor. Só assim entenderá porque Dawson deixa Amanda ir, porque ele não pede pra ela largar tudo por ele, porque ele a aceita da forma como ela se entrega e tudo mais.

E, se "Querido John" ensina sobre o amor, "O Melhor de Mim" vai além do amor, do sentimento de culpa e do perdão. Com ele, entendemos o "Uma vida pela outra". Aliás, este livro, ao meu ver, se igualou ou talvez superou "Querido John".

E se você já se desfizer em "own" e lágrimas quando Amanda largar seu verdadeiro amor, ou segurar o fôlego com o acidente de Jared ou ainda morrer de vontade de gritar com Jack, meu conselho é: Aguarde e guarde todas as suas emoções para um dos finais mais bonitos e dolorosos do Nicholas.

E, irá sofrer com Amanda, descobrindo cada detalhe do epílogo com ou até mesmo antes da mesma, mas as suas lágrimas só virão com a confirmação preto no branco.

E no final, quando você já estiver se recuperado do choque emocional, perceberá que as palavras de Dawson poderão ser ditas por Nicholas:


"Eu lhe dei o melhor de mim"