[LIVRO] A Hospedeira

Livro: A Hospedeira
Título Original: The Host
Editora: Intrínseca
Autora: Stephenie Meyer
Páginas: 560

Sinopse:

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confesso que comprei "A Hospedeira" apenas por falta de livros e por encontrá-lo por R$9,90 na Bienal do Livro de 2011 (aqui no RJ). De inicio, empurrei ele pro final da lista o máximo que eu podia. Mas, chegou um momento em que não me restava alternativa, senão pegá-lo pra ler.

Bem como eu esperava, o livro não prende. Por tentar contar algo totalmente novo - dominação do mundo através de "inimigos invisíveis" - Stephenie teve muito trabalho para nos explicar cada detalhe não só da atual vida na terra como as vidas anteriores de Peregrina. Então a vontade de lê-lo vai se esvaindo, seja pela quantidade imensa de capítulos sem grande movimento ou pelos pensamentos monótonos de Peregrina.

Obriguei-me a terminar de ler por um questão de não gostar de abandonar livros. E sou grato por isso! O que acontece é que a partir da metade do livro, ele te prende e te envolve de uma tal maneira que você têm que continuar a ler para saber o que vai acontecer com Peregrina/Melanie. (o que deveria acontecer desde o começo e infelizmente não acontece)

Um ponto que me incomodou: esse livro foi descrito como "romance de ficção científica" - e eu espero do fundo do coração que isso não vire moda - e eu não acho que um mundo dominado por almas pacíficas impostas à sociedade seja suficiente para caracterizar uma ficção científica.

Outro ponto que comprova não se tratar de ficção científica é a escrita da Stephenie. Ela perdeu o classicismo e a melancolia dramática de Crepúsculo, mas também passou longe da objetividade e da ação. Um livro de 500 páginas que poderia ser contado em 300.

Agora há rumores de que o livro se torne uma trilogia e eu imploro que não aconteça! Fiquei contente com o final desse livro e acho que outros 2 livros só serviriam para que a história se torne repetitiva e arrastada, visto que não haverá história para ser tratada.


Jared, Melanie e Ian - Triângulo amoroso de "A Hospedeira"
Já foi anunciado para esse ano a adaptação cinematográfica de "A Hospedeira". Estou ansioso para ver o resultado, mas já começo me decepcionando e implicando com a escolha do elenco. A minha Melanie tem cabelo loiro, a Saoirse Ronan está quase ruiva. Eu imaginei o Jared com muito mais cara de homem, estilo bruto ou enfim e o Max Irons tem muita cara de bonzinho. Imaginei um Ian loiro, lindo, musculoso - visto que Peregrina balança por ele e é carregado ao longo de boa parte do tempo nos ombros do mesmo - e o Jake Abel tem essa cara de rato, esse ar infantil - também esperava algo mais sério - e é um tanto fracote, combinemos. As únicas escolhas que me agradam é o William Hurt pro Tio Jeb e a Diane Kruger para a Buscadora - ambos estão muito fiéis à descrição da Stephenie.





S P O I L E R : Espero que a atriz que fará a Peregrina depois que ela se separa da Melanie seja o mais fiel possível para eu poder chegar a emitir "awn" na cena final entre ela e Ian (sim, espero que terminem o filme logo depois dela acordar no novo corpo porque se colocarem o encontro dela com os outros humanos, vai deixar muito aberto à uma continuação e terminará estranho).