[LIVRO x FILME] Eu Sou o Número Quatro

Título: Eu Sou o Número Quatro
Título Original: I am Number Four
Editora: Intrínseca
Autor: Pittacus Lore
Ano: 2011 (livro, no Brasil) / 2011 (filme)
Páginas: 352 / 144min
Distribuição Cinematográfica: Touchstone Pictures

Sinopse:

"Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais.
Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo.

O Número Um foi capturado na Malásia.
O Número Dois, na Inglaterra.
E o Número Três, no Quênia.
Eu sou o Número Quatro.
Eu sou o próximo."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Sempre fui fã de coisas que envolvessem alienígenas, e coisas relacionadas a outros planetas. Pra se ter uma ideia, já pensei seriamente em ser ufólogo.

Vi o livro “Eu Sou o Número Quatro” enquanto procurava livros pela internet (até então ele ainda não havia lançado, e não tinha ideia de que iria virar filme), e achei o título, no mínimo, inusitado ou diferente. Li a sinopse, gostei da capa, decidi comprar pra ver.

Simplesmente devorei o livro, achei todo o enredo muito bem elaborado, bem escrito, e tudo mais, a história de um jovem de outro planeta com poderes especiais, que vem para a Terra bem pequeno, pois seu planeta havia sido atacado e destruído, e aqui, vê se quer realmente dar continuidade a tarefa de acabar com os inimigos que destruíram seu planeta ou viver como um humano comum, curtindo a vida e tudo mais, já que ele nem se lembra de como era seu planeta natal.

Alex Pettyfer (John) e Dianna Agron (Sarah)
Pittacus Lore conseguiu desenvolver uma história com um enredo super inusitado e apaixonante, escrevendo de forma perfeita, com fácil entendimento, fazendo um alienígena comum igual a nós - sem ter a pele verde ou anteninhas, fazendo com que você adore o Número Quatro e seu planeta, Lorien.

A leitura é muito rápida, envolvente, com bastante ação e que prende mesmo. 
 
A adaptação do livro pro filme ficou de forma impecável, com escolha de atores certos como o Alex Pettyfer interpretando John, o Número Quatro de forma maravilhosa; a Dianna Agron como a Sarah, dando assim aquele arzinho de romance que sempre tem nos filmes. Um romance entre o Número Quatro e a Sarah de forma simples, mas impossível de não gostar da forma como os dois ficam juntos; não se pode esquecer também daquele personagem que vai trazer um pouco de risos ao filme, quem se encarrega disso é o Callan McAulife fazendo o Sam – grande amigo do Número Quatro.

Teresa Palmer (Número Seis)
O filme teve suas adaptações necessárias, o final principalmente teve pontos totalmente diferentes do livro, dando assim talvez mais ação, mais efeitos que deixaram o púbico mais empolgado do que se fosse, talvez, um final totalmente fiel - principalmente pra quem leu o livro - pois já sabia como ia terminar e essa mudança deu um ar de surpresa que particularmente gostei.

Gostei muito do filme, o enredo foi bem fiel (ok, não tão fiel), mas teve muita ação, tudo muito bem estruturado. Trilha sonora impecável. Tiveram algumas derrapadas em algumas cenas, mas nada que tirasse o foco. 

Enfim, recomendo muito, tanto o livro quanto o filme. Se é fã do gênero, com toda certeza vai adorar.