[LIVRO] Um Dia


Livro: Um Dia
Título Original: One Day
Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls
Ano: 2011
Páginas: 416

Sinopse:

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Provavelmente vou passar o resto da minha vida acreditando que tudo que acontecer no dia 15 de julho será algo extraordinário, simplesmente pela leitura de “Um Dia”. Segundo o livro é dia de São Swithin, uma tradição inglesa que diz que o clima que ocorrer nesse dia será seguido pelos próximos 40 dias pelo menos. No caso do livro essa tradição é mostrada ao longo de 20 anos por Emma e Dexter. A historia deles é contada sobre os acontecimentos desse único dia, onde cada capitulo é um ano diferente, porém sempre no mesmo dia: 15 de julho.

É uma leitura fascinante, porque David Nicholls conseguiu juntar um dia de cada ano diferente e fazer com que a história tenha um sentido, sem você ficar perdido nos acontecimentos, fora a forma de narrar que o autor usa que te deixa super a par do que cada personagem sente a cada momento. É aquele tipo de livro que você lê o primeiro capítulo e não quer parar de ler por causa da curiosidade que você tem de querer saber o que irá acontecer no próximo ano com eles. Se eles vão continuar juntos, se brigaram, se Emma conseguiu ter mais auto-estima ou se Dexter deixou de ser tão metido. É uma leitura extremamente rápida, se você pegar mesmo pra ler.

Dexter e Emma tem personalidades extremamente opostas. Ela, uma “nerd” totalmente ligada a política, direitos humanos sempre com uma baixa auto-estima e que não sabe direito no começo o que irá ser profissionalmente - talvez por não ter oportunidades no que gosta de fazer, ao meu ver - e Dexter, um cara totalmente “para frente”, vamos dizer assim, com pais que possuem certa condição financeira e que gosta sempre de exibir alguma coisa. - pra ele não bastava apenas ser bonito tinha que ter sempre algo a mais: viagens, mulheres, bens - Já dá pra vocês perceberem como os dois são diferentes.

Uma coisa que gostei muito no livro, foi que me identifiquei em algumas partes com a história. Ouso a dizer que certas partes eram algo que passei contado de uma forma diferente e que quem ler o livro irá sentir isso em algum momento também, pois se trata de uma historia “real”, algo que passamos em algum momento e isso dá mais uma motivação a leitura – o que particularmente gosto.

Mas não pense que se trata de um romance clichê. “Um Dia” é um romance dramático totalmente impar que não se compara com nada que já li até hoje. Uma história que irá fazer você rir em algum momento, porém chorar muito simplesmente pelo drama que o autor passa. Dex e Emma desde o primeiro capítulo sentem imensa atração um pelo outro, porém preferem ficar sendo somente amigos - mesmo com esse sentimento sempre aflorando os dois.

Nenhum dos dois diz claramente o que realmente sente, só quando Dex está bêbado - o que é rotineiro na história - porém geralmente as mensagens que ele manda pra ela durante esses momentos nunca chegam a ela e talvez se chegassem, mudaria totalmente a vida dos dois e a história não seria tão bela quanto é. Enfim eles têm medo de falar um pro outro o que verdadeiramente sente, porque no fundo os dois pensam que não daria certo, que eles são totalmente diferentes. - apesar disso ser o fato de tanto gostarem um do outro - E esse medo demora pra acabar deixando o leitor cada vez mais ansioso quando um diz as qualidades do outro em pensamento.

Meu Conselho? Leiam o livro, vale muito a pena. Principalmente, se você gosta de um final surpreendente, é perfeito pra ti. Mas não vou contar o final, senão perde a graça, não é?