[LIVRO] Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Editora: Rocco
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008
Páginas: 400

Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
----------------------------------------------------------------------

O que dizer sobre Jogos Vorazes? Acho que fantástico, surpreendente e magnífico ainda não conseguem expressar o que eu sinto em relação a esse livro.
    
O livro já estava a um tempo na minha lista “Tenho que ler”, mas sempre vinha um que eu colocava na frente, me interessava por outros, e ele foi ficando pra trás. Daí fiquei sabendo sobre o filme, e pensei: “Bom, tenho que ler antes de assistir.”, e foi o que fiz.

O mundo descrito por Suzanne Collins é um futuro, não especificado quando, mas ao meu ver não muito distante, mas completamente diferente do futuro que imaginamos. É um país completamente destruído, onde existe uma verdadeira apartheid social. Esse país, que antes fora chamado Estados Unidos, e que foi completamente destruído com a ajuda de catástrofes naturais, rebeliões e guerras, é agora chamado de Panem - palavra em latim, que significa pão e faz referência a expressão Panem et Circenses (Pão e circo), utilizada na Roma antiga pelos governantes, que diziam que as únicas coisas que os populares precisavam era alimento e diversão – e era originalmente dividido em 13 distritos, cada um responsável por uma atividade econômica, mais a Capital. Mas esse 13º distrito se rebelou (passagem que ficou conhecida como ‘Os Dias Escuros’), e por isso foi destruído pela Capital.

Para que não houvessem mais nenhum tipo de levantes do tipo, a Capital os Jogos Vorazes, Competição em que todo ano cada um dos 12 distritos deve mandar um menino e uma menina, chamados de tributos, com idades entre 12 e 18 anos, em que apenas um, dentre os 24 jovens, sai vencedor.

A história é contada pelo ponto de vista de uma menina de 16 anos, Katiniss Everdeen, que mora no distrito mais pobre (12), no bairro mais pobre desse distrito (Costura). No dia da colheita (como é chamado o dia em que os dois tributos são sorteados), a irmã mais nova de nossa protagonista é sorteada logo em seu primeiro ano na colheita (que sorte, ein!?). Porém Katiniss, não querendo ver sua irmã lutando até a morte para poder entreter a Capital, se voluntaria e é levada como tributo no lugar da irmã, juntamente com Peeta Mellark, que é o representante masculino do distrito 12.

Ok, acho que tá bom, né? Já ia me empolgar muito e colocar todo o livro aqui - risos.
Bom, o livro é perfeito, apesar de não curtir muito a narração em primeira pessoa, eu acho que é um livro que tem uma explicação sociológica e filosófica muito grande, ele realmente abre sua mente e te faz pensar melhor em relação a coisas que no dia-a-dia você pode ignorar. Ele possui passagens realmente emocionantes, que pode, com certeza, te levar às lágrimas.

Por fim, é um livro que não tem contraindicações, e apesar de nas livrarias estar presente nas seções “Infanto-juvenil”, é um livro bastante adulto e que, em algumas situações, precisa de um estomago um pouco forte para prosseguir com a leitura. Com toda convicção do mundo, nota máxima para Suzanne Collins e seus Jogos Vorazes. Super indico.
 


Somente uma palavra pode descrever o livro “Jogos Vorazes”: Fantástico. Suzanne Collins mandou muito bem nessa história que já tem milhões de fãs em todo mundo.

Eu simplesmente adorei a história. Quando eu estava lendo o livro, eu não conseguia parar de ler, não conseguia parar de pensar no que viria a acontecer depois, chegava até a sonhar que eu estava nos jogos. Suzanne Collins traz você para dentro da história, de um jeito que é sensacional.

O livro é narrado em primeira pessoa - como já disse antes, não gosto muito disso e parece que virou moda, mas nesse caso, foi até bom, pois te deixa mais apreensivo com o que vai acontecer -, por Katniss Everdeen, personagem principal do livro. Enquanto você está lendo você se envolve mais e mais com Katniss e passa a admirá-la por sua inteligência, coragem, percepção, determinação, humildade... Enfim, é uma personagem realmente apaixonante.

O livro é repleto de ação, aventura, momentos muito tensos, suspense e até um toque de romance. Ou seja, o livro é completo. Traz você para dentro dele, de modo que você está lendo e nem percebe o tempo passar. Então, tome cuidado para não ir parar no ponto final, enquanto estiver lendo Jogos Vorazes no ônibus - sim, aconteceu comigo.
 



Suzanne Collins conseguiu escrever uma história surpreendente e intensamente apaixonante, com uma criatividade ímpar, onde soube relatar muito bem uma sociedade “miserável” tendo em questões discussões sobre autoridade, obediência, mas também questão de amor como um triângulo amoroso que existe.

Você passa o livro todo sabendo de tudo que passa pela cabeça – um pouco confusa – da Katniss, pois ela é a única narradora do livro, assim você toma consciência de todas as dores, indecisões e sofrimentos que ela passa, pensando na sua família, em Gale e em Peeta. Isso foi um ponto muito alto do livro, porque Katniss é aquela personagem digamos “perfeita”, que é meio impossível você não gostar dela, da inteligência que ela possui, da força física também e do caráter que essa personagem principal possui, te deixando não somente apaixonado pela história, mas também pela pessoa que ela é.

É um livro que te prende muito, porque a cada capítulo que termina você quer saber logo o que irá acontecer no outro e no outro, querendo saber se ela vai morrer na arena, se ela vai encontrar o Peeta. Enfim, é um livro que possui um enredo emocionante de uma forma única – porque é difícil você encontrar uma arena de pessoas que estão ali pra matar umas as outras – e vocês vão simplesmente amar o livro, como eu amei. 



É interessante como a Suzanne [Collins] bate na questão da comida. Como a Katniss vem do Distrito 12 e lá a comida é escassa, é bem interessante ver como a Katniss descreve os pratos que eles comem e como é sempre lembrado que eles estão comendo. Isso dá realidade para a história.

Me apaixonei pela Effie e pelo Cinna. A primeira é o meu tipo de pessoa. Daquelas que é inconveniente e dá os piores conselhos. Já o segundo eu queria como irmão mais velho. Super protetor, carinhoso e que sempre dá os melhores conselhos.

O único ponto negativo do livro - a meu ver - é a narração em primeira pessoa. Como é a Katniss quem narra a história, a gente fica preso demais ao que só ela vive na arena. Seria interessante se a Suzanne usasse outros personagens para narrar ou um narrador em terceira pessoa.

Por um lado, esse tipo de narração é boa porque a gente passa a viver a história, a sentir o que ela sentiu. Mas me desagrada não saber nada do Peeta - a gente só sabe dele quando eles se encontram.

A escrita é boa e flui bem. Ela caracteriza bastante a paisagem, mas não tanto os personagens, o que te deixa livre pra imaginar.