[FILME] Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Ano: 2012

--------------------------------------------------------------------
Assim como o livro, o filme Jogos Vorazes é incrível. Gary Ross – diretor do filme - fez muito bem a sua parte, e a adaptação ficou praticamente perfeita, de modo que ele não cortou nenhuma parte importante do livro e, permito-me dizer, que não me decepcionou nem um pouco, depois de ler o livro.

Fomos ao cinema na estreia do filme (nós todos do Connect Qu4tro e mais alguns amigos), e tivemos que correr pra conseguir um bom lugar na sala, porque no cinema não era cadeira marcada e estava lotado. Parecia ser a estreia de Harry Potter ou de Amanhecer. Eu fiquei muito admirado no dia, pois havia pensado que, como a saga era nova e só havia saído os livros, haveria menos fãs. Mas fico muito feliz, pois isso mostra que temos mais jovens lendo no Brasil.

Gostei muito do elenco do filme. Começando por Josh Hutcherson que fez muitos dos filmes que eu adorava quando criança e gosto até hoje, como “Viagem ao Centro da Terra”, “Ponte para Terabítia” e “Zathura”; Elizabeth Banks que eu gostava por “Pagando bem, que mal tem?”, “O Grande Dave” e um filme mais recente, mas muito bom também “A Beira do Abismo”; o incrível Lenny Kravitz, que fez muito bem o papel de Cinna e a Jennifer Lawrence, que só conhecia pelo seu papel de mística em “X-men: Primeira Classe”, mas ela me surpreendeu fazendo uma Katniss praticamente perfeita.

Pra mim, o filme só peca na classificação indicativa (12 anos) que poderia ser maior, pois assim eles poderiam mostrar o verdadeiro massacre que são os Jogos.

Fora isso, o filme está livre de criticas e é digno de muitos elogios. Esse sim será um substituto digno para a saga que teve seu fim nas telonas no ano passado, mas nunca terá fim para os fãs: Harry Potter. 


O filme "Jogos Vorazes" é incrível, assim como o livro. Ele nos trás Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson nos papéis de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, que, diga-se de passagem, os fizeram muito bem. Vemos na tela a dose certa de drama, ação e,acredite, tivemos até comédia (não achei isso muito possível, mas foi bem interessante).

Nele temos um Peeta e uma Katniss, que ao meu ver não poderiam ser interpretados por outras pessoas. Temos vários pontos\ altos. É incrivelmente fiel ao livro, as falas, cenários, figurinos, tudo muito perfeito e em alguns casos até melhor do que o que eu tinha imaginado. Outro ponto muito alto é a trilha sonora, destaque claro para Taylor Swift. Foi realmente tudo muito bem elaborado.

Na minha opinião, o que pode contar como ponto negativo são a falta do "Booom", do barulho de canhão que temos quando os tributos saem da Cornucópia em direção a floresta, também senti falta de uma cena envolvendo Haymitch (Woody Harrelson) que acontece logo no começo do livro, acho que seria interessante ser mostrada. Não sei se foi percebido pelos outros, mas em nenhum momento do filme foi mencionado o nome Effie Trinket, personagem de Elizabeth Banks. E o que também poderia ser mostrado são as mortes violentas na arena e o derramamento de sangue, mas não tivemos isso por conta da classificação indicativa baixa, que a meu ver, foi na intenção de chamar os fãs mais novos da Saga Crepúsculo ou de Harry Potter.

Concluindo: apesar de alguns pontos negativos, o filme tem muito mais pontos positivos, é muito interessante, bem fiel e chama bastante atenção. Um dos melhores filmes que já vi e aguardo ansiosamente para a continuação "Em Chamas", baseado no segundo livro da trilogia e que está previsto para vir às telas em Novembro de 2013. Filme incrível, nota máxima.


Sinceramente apesar de ter adorado o livro e tal, o filme em comparação ao livro tem um nível inferior. Achei que o filme ficou muito sem graça no início. Quando eles vão pra capital melhora razoavelmente e só começa a ter ação e te envolver mesmo quando chega a parte da arena – que é mais ou menos na metade do filme – então eles perderam muito com isso, talvez porque a história ficou muito fiel ao livro.

Todo mundo sempre reclama de quando o filme não é fiel ao livro, mas acho que nesse caso não ficou legal ser tão fiel, acho que faltou colocar algo a mais, uma emoção a mais sabe. Mas isso também não fez com que o filme fosse uma porcaria total. O filme foi bom, porém como eu disse faltou mais ação no começo.

As melhores partes do filme foram as cenas finais: a última luta entre os jogadores pra saber quem ganhava os jogos e aquele final de continuação, que faz você ficar super ansioso pro próximo filme, pra saber o que irá acontecer como o relacionamento de Peeta e Katniss.


Eu vi o filme antes de ler o livro e realmente não me arrependo por isso. O filme conseguiu deixar claro a maioria das coisas para mim - mas, como não estava nem um pouco habituado com a história, a Andreza teve que me ajudar um pouco.

Sobre as escolhas de atores, achei bem interessante terem escolhido o Josh Hutcherson e a Jeniffer Lawrence, mas quando vi o cartaz do filme eu jurava que a Katniss ia ser a Anna Popplewell (As Crônicas de Nárnia). Talvez pela semelhança entre elas.

A personificação da Effie ficou perfeita. A Elizabeth Banks conseguiu ficar irreconhecível e com o levo toque de nojo que habita Effie.

Acho, sinceramente, que os fãs de Jogos Vorazes são os únicos que não podem reclamar quanto a adaptação do livro. E isso se deve inteiramente à Suzanne Collins. Ela não se contentou em escrever o livro, foi se juntar a equipe de produção do filme e escreveu o roteiro.

Mas, mesmo assim, tem certas coisas que não interferem tanto no enredo do filme, mas que fazem falta. Katniss está quase moribunda ao final dos Jogos (no livro), mas no filme ela sofre muito menos ferimentos.

A passagem de tempo é uma coisa que deve ser discutida. No livro, eles passam uma semana no Centro de Treinamento e mais de duas semanas na arena. No filme, parece que tudo ocorreu em dias.

Mas, diferente dos meus colegas, não achei o filme parado. Achei que teve seu momento de paz para nos introduzir a história e fazer com que tudo tivesse um sentido. Um filme de toda forma excelente!