[FILME] Sombras da Noite

Título: Sombras da Noite
Título Original: Dark Shadows
Ano: 2012

Sinopse:

1752. Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (Bella Heathcote), a tutora do jovem David (Gulliver McGrath). 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enfim, atendendo ao pedido da Anna Clara (Wonka), o Jota J. e o J. Coelho viram Sombras da Noite e agora contam pra vocês o que acharam:

Mais uma grande produção do Tim Burton. Sombras da Noite se baseia num seriado de TV dos anos 60/70 com o mesmo título e conta a História de Barnabás Collins (Johnny Depp) que foi amaldiçoado por uma bruxa a se tornar um vampiro e é aprisionado num caixão por duzentos anos. Quando acorda nos anos 70, ele se depara com um mundo completamente diferente do que ele conhecia.

O elenco do filme é incrível e conta com dois de meus atores preferidos: Johnny Depp e Helena Bonham Carter, que estão presentes em quase toda grande produção de Burton. Eu simplesmente amo a Helena, ela é uma atriz incrível, que fez vários personagens marcantes como a Rainha Vermelha (Alice no País das Maravilhas), a Rainha Elizabeth (Discurso do Rei) e não posso deixar de comentar que ela fez o papel da personagem mais louca, sanguinária, odiável (não pra mim) e INCRÍVEL que eu já vi: Bellatrix Lestrage (Harry Potter). Assim como o Johnny Depp que sempre faz personagens incríveis: Jack Sparrow, Chapeleiro Maluco, Willy Wonka, o barbeiro Sweeney Todd, dentre muitos outros, que fizeram com que Johnny tenha uma legião de fãs por todo o mundo. O elenco conta também com a ilustre Michele Pfeiffer fazendo o papel de Elizabeth Collins. Também gostei muito da atuação de Eva Green, que não conhecia ainda, mas que fez um ótimo trabalho interpretando a bruxa Angelique.

Talvez esse filme seja um pouco “inferior”, digamos assim a outras produções de Burton. Talvez seja porque tenha criado grande expectativa para o filme, por seu elenco e direção incríveis, mas eu achei inferior. E achei também parecido com outros filmes, cujos títulos não me vêm à cabeça agora, que já vi. Enfim, não foi uma produção magnífica e única como estamos acostumados quando o assunto é Tim Burton, mas mesmo assim, foi legal.

Posso afirmar que o elenco fez um ótimo trabalho, especialmente Johnny Depp, que sempre cria uma espécie de personalidade própria para seus personagens, e com Barnabás não foi diferente. Mas, de um modo geral, sou obrigado a dizer que o filme decepcionou um pouquinho...




Uma das cenas entre Johnny Depp e Eva Green que vão te arrancar risadas

Johnny Depp não somente está brilhante mais uma vez sob a direção de Tim Burton, como também assina a produção de Sombras da Noite.

O resto do elenco não deixa a desejar e temos nomes fortes como Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, - que mais uma vez acerta o tom junto com Johnny Depp - Chloë Moretz e Eva Green.

Sobre a escolha da última, fiquei sabendo que Anne Hathaway, Lindsay Lohan e Jennifer Lawrence fizeram testes para tal. E me alegra dizer "Ainda bem que a Eva foi escalada". Não tenho nada contra o trabalho das outras, mas todas tem rostos muito jovens para passar a idéia de uma bruxa pervertida e perseguidora de um homem.

O filme foi classificado como Comédia/Fantasia e de fato apresenta os dois - o primeiro de forma sutil e não da forma descarada como muitos estão acostumados, o que pode gerar certas críticas. Grande parte da "piada" fica por parte da diferença nos jeitos de falar e da confusão de Barnabás (Johnny Depp) perante os novos anos. E também pelas cenas de briga e atração por Angelique (Eva Green).

O filme poderia ser dito como uma produção de outra época. Efeitos tradicionais - fantasmas azulados, roupas de época, carros e trejeitos dos anos 70.
Mais uma vez temos um vampiro diferente - um esquisito, maquiado e pomposo.

Depp e Burton usaram dos clássicos atuais - vampiros,lobisomens e ladrões - para idealizar o conceito de que "Nenhuma família é normal". [SPOILER] E chega a ser engraçado quando Carolyn vira pra mãe e diz: Sou uma lobisomen ok? Não vamos fazer grande caso. Isso deixa mais do que claro a comparação aos tempos atuais. É como se Carolyn dissesse: Eu sou gay ok? [/SPOILER]

Ponto válido do filme: Barnabás vê o letreiro do McDonalds e fala que é coisa do diabo. Genial!

Confesso que esperava mais do filme, mas em sua totalidade é bom.