Título: Cidade dos Ossos
Título Original: City of Bones
Editora: Galera Record
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 462
Sinopse:
Quando Clary decide ir a Nova York para se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
-----------------------------------------------
Nossa, até que enfim li Cidade dos Ossos. Comprei o box com os livros no início do ano e fui sempre adiando, colocando outros livros na frente, pra deixar a leitura mais próxima da estréia do filme, com um risco enorme de ser morto por Mayara, que necessitava de alguém pra comentar sobre o livro (rs). A pior coisa de ter adiado tanto foi o bombardeio de spoilers que recebi, mas eu não ligo tanto pra spoilers, então não tirou taaanto a magia assim pra mim.

Quando os livros foram lançados aqui no Brasil, em 2010, eu não vi absolutamente nada de interessante, não tinha curtido as capas, nem me preocupei em ler sinopses e pensei que fosse uma histórinha boba com seres sobrenaturais (como estava enganado). Até que no fim do ano passado, ou no inicio desse ano, não lembro muito bem, saiu o primeiro teaser do filme, e foi aí que pensei "P#&@ que pariu, preciso ler esse livro" (shadowhunters podem me julgar, me chamar de poser, modinha e afins, aceito). Mas bem, vamos a resenha de fato.
O livro se passa em Nova York e gira em torno de Clary Fray, uma menina até então comum. Certo dia ela e seu amigo Simon estão indo para uma balada onde todos os adolescentes se encontram. Logo na entrada da boate, Clary vê um garoto com um visual meio diferente, mas que ela acha muito bonito. Já na parte de dentro eles estão curtindo normalmente e ela avista o garoto mais uma vez e o vê indo para um lugar reservado junto com uma menina muito bonita, depois de um tempo ela vê dois garotos indo para o mesmo local e decide segui-los. Dentro do local reservado ela vê o garoto amarrado a uma coluna e os dois meninos e a garota armados com armas brancas (faca, adaga, espada etc.), e em um surto de bravura decide por si só salvar o garoto, e simplesmente diz pra eles pararem (chamar segurança e polícia pra que?). Bom, todos ficam muito confusos, pois em situações normais não era para ela conseguir vê-los Esse é o primeiro contato de Clary com Jace, Izzy, Alec e o Mundo das Sombras.

Cassandra Clare consegue criar uma narrativa completamente empolgante e super chamativa, com ação em praticamente todos os capítulos. Ela conseguiu pegar elementos já batidos e de conhecimento da grande massa, como vampiros, lobisomens, anjos e fadas, e criar um mundo novo, só dela, uma mitologia - me arrisco dizer - bastante original e que parece estar dando bastante certo.
Antes de ler o livro busquei por algumas resenhas, e praticamente todas diziam que o inicio do livro era parado e só ficava bom a partir da segunda parte, eu sinceramente não encontrei essa parte parada que tanto falaram...
Antes de ler o livro busquei por algumas resenhas, e praticamente todas diziam que o inicio do livro era parado e só ficava bom a partir da segunda parte, eu sinceramente não encontrei essa parte parada que tanto falaram...

Com um ótimo enredo, que com toda certeza irá agradar os fãs do gênero, uma história cativante, um romance não tão meloso e um final com bastante ação e incríveis revelações, Cidade dos Ossos vem mostrando a cada dia o merecimento e o potencial para se tonar o novo fenômeno mundial. Estou extremamente ansioso para pegar a continuação, Cidade das Cinzas.