[LIVRO] Maldosas

Livro: Maldosas
Título Original: Pretty Little Liars
Editora: Rocco
Autora: Sara Shepard
Páginas: 296

Sinopse:

Maldosas é o primeiro livro da série Pretty Little Liars. Na trama, Emily, Aria, Spencer, Hanna e Alison vivem no sofisticado subúrbio de Rosewood, na Pensilvânia. Inseparáveis, as cinco se mantêm ligadas especialmente em função de Alison, a garota mais popular da escola, que exerce um certo poder sobre cada uma das meninas e é a confidente de todas elas. Um dia, porém, Alison desaparece sem deixar rastro. Aos poucos, Emily, Aria, Spencer e Hanna se afastam. Alguns anos depois, as jovens começam a receber e-mails e mensagens ameaçadoras de alguém que aparentemente sabe de tudo que se passa em suas vidas e misteriosamente se identifica apenas como ‘A’. Será que Alison estaria viva e disposta a revelar todos os segredos de suas ex-amigas?
-------------------------------

Primeiramente já peço desculpas porque vai ser inevitável não comparar (por diversos momentos) o que li com o que vejo durante 3 anos. Dito isso, o primeiro ponto a se dizer é: QUANTA DIFERENÇA! 

Pra quem acha que vai pegar "Maldosas" e se aprofundar em questões tratadas ao longo de pelo menos uma temporada da série, se enganou! Acontece que o primeiro livro da trama de Sara Shepard narra apenas os acontecimentos televisionados no primeiro episódio da primeira temporada! HAHA Pois é, meus caros! 296 páginas de como eram as vidas das "liars" com Alisson viva, o que ocorreu na noite em que ela desapareceu e como elas ficaram depois... até o dia em que ela é encontrada e enterrada. Sim, o final do livro é exatamente onde termina o primeiro episódio! E isso me deixou pasmo, confesso.

Se você acha que "Maldosas" (e toda a série) é um ~livro de garota~ ou até mesmo bobinho, pode parando com esse preceito agora mesmo! Sara Shepard não te envolveu num Chick Lit, meu caro. Ela te envolveu num suspense ... e dos ótimos! Apesar de algumas coisas bem fracas, o livro em si não tem nada de ingênuo. Pelo contrário, temos muitas insinuações e cenas ousadas.

Uma diferença GIGANTE e impossível de não ser notada são as diferenças nas características das personagens para as atrizes que as interpretam na série. Como mudaram! Não temos uma Melissa loira, uma Emily ruiva, uma Hanna com cabelos loiros escuros ou mesmo uma Spencer com cabelos acaju. Mas posso falar? Que bom que mudaram! Sara Shepard descreveu uma história com meninas fúteis e mimadas e patricinhas mesmo... por isso grande parte das personagens são perfeitas Barbies. Prefiro a personificação feita para a série, sem dúvida.


Obviamente que não foram fiéis à obra e é por isso que os 3 irmãos de Emily sumiram; por isso Michelangelo virou Mike; talvez para não se tornar um péssimo exemplo ou cair nos clichês americanos, cortaram o cigarro da Spencer; e pra não criar temas polêmicos sem necessidade (já que o foco da série não é esse), Hanna apenas emagreceu por força de vontade e não à sua bulimia.

Algumas outras mudanças um pouco mais "sérias" podem ser notadas. Na noite do sumiço da Ali, por exemplo, as meninas não bebem e apagam no sofá do celeiro; no primeiro encontro de Ezra com Aria, no bar, ele diz que acaba de se formar e que vai lecionar (não diz onde, é claro, mas pelo menos já é algo a se pensar...onde mais seria?)


Faz um tempo que não leio nada da Rocco, então acabei me esquecendo quantos erros eu posso encontrar numa publicação deles. Erros de ortografia, concordância, impressão e até mesmo omissão de sinais/letras. (Insurgente foi minha última leitura da editora e não entra nessa "regra", por ter recebido uma atenção maior da mesma)

No livro, como eu disse mais em cima, a ideia que se passa é a de futilidade das personagens (afinal, elas tem 15-17 anos!) e isso se torna muito claro devido ao fato de Shepard explicitar marcas caras e atentar sempre para a roupa ou algum acessório caro que alguma das meninas esteja usando. 

Se eu já era apaixonado pelo Wren (sempre me apaixono pelos personagens que não aparecem quase nada :( ), depois de "Maldosas" eu simplesmente me derreti. O Julian Morris é perfeito pro personagem. Eu consegui ver o Julian certinho na descrição de Shepard. E o sotaque britânico dele está presente até mesmo na escrita ( "(...)Ela adorava o jeito que ele dizia o nome dela, com aquele sotaque britânico: Spen-saah(...)" )

sou shipper do casal mais improvável :(
Se eu gostei de "Maldosas"? Sem dúvida! Se eu quero muito pegar "Impecáveis" logo? Claro! Vai levar classificação 4 apenas porque eu peguei implicância com algumas coisas que eu prefiro na série (sim, sou estranho por isso).

Book Trailer: