[LIVRO] Cinquenta Tons de Liberdade

Livro: Cinquenta Tons de Liberdade
Título Original: Fifty Shades Freed
Editora: Intrínseca
Autora: E. L. James
Páginas: 544

Sinopse:


Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.
----------------------------------------------------------------
   Aeeee, voltei! Sentiram minha falta? Claro que sentiram, eu sei que sentiram (sqn). Bom, quem viu o vídeo de ontem no canal sabe que esse foi o livro que mais demorei pra ler, fiquei mais de um mês enrolando, vamos ver se ele tem motivos pra ser uma leitura tão demorada...
   Cinquenta Tons de Liberdade não começa no exato ponto em que seu antecessor, Cinquenta Tons Mais Escuros, termina. Ele tem uma pequena passagem de tempo na história, ele já começa com Ana e Christian curtindo a sua lua de mel, e ela tem pequenos flashes sobre o casamento e alguns acontecimentos anteriores, acho que isso pode contar como um ponto positivo, já que não deixa a leitura tão arrastada, ou como ponto negativo, mostrando a falta de criatividade da autora (?). 


   Nele vemos uma Anastasia (antes Steele, agora Grey) tendo que se acostumar com a nova vida, a vida de casada, a vida de mulher rica, e a vida ao lado do seu marido super protetor e maníaco por controle. Temos também uma melhor visão sobre o progresso de Chritian em relação a todos os seus traumas de infância, vendo seu amadurecimento, deixando de ter uma mente adolescente e passando a ter comportamentos mais adultos.
   Explicando a demora... O livro é extremamente arrastado, muitos pontos super desnecessários, algumas perguntas sem sentido e que acabam ficando sem resposta, personagens mal construídos e falta de maturidade na escrita da autora. Para se ter uma ideia, CTL só foi ter alguma ação, se eu não me engano, a partir do capitulo 22. Melhor, ele só foi ter ação de verdade NO capitulo 22. Apenas para constar, o livro possui 25 capítulos, sem contar com Prólogo, Epílogo, e 2 capítulos extras...


   O maior triunfo, se é que posso chamar assim, são os dois capítulos após o prólogo, o que me fez querer chegar logo no fim, pois era a única parte que eu estava "ansioso" para ler, chamados Cinquenta Tons de Grey. O primeiro mostra o primeiro natal do pequeno Christian na casa dos Grey, e o segundo mostra o primeiro encontro de Grey e Steele, tudo isso na versão dele, sendo narrado por ele (<3).
   Eu realmente não entendo o motivo dessa série ter sido esse grande sucesso, eu até faço algumas especulações na resenha de Cinquenta Tons de Cinza mas ainda não sei o motivo real, pode ser que seja uma trilogia feminina, escrita por uma mulher, para agradar mulheres e por isso não tenha sido tão verossímil pra mim, realmente não sei. Esperava bem mais do livro, não sei se esperava bem mais, mas que pelo menos prendesse um pouco mais, já que é o fim da série, o desfecho de tudo. Li algumas resenhas positivas sobre o livro e pensei até que foi um problema meu não ter gostado, alguma falta de atenção, ou não entendi a real proposta da autora. 


   O mais estranho de tudo foi que eu meio que curti CTC, achei CTME mediano e detestei CTL, eu acho que quando se tem uma série os livros devem ir melhorando, e não entrando em declínio. Não sei se recomendo o livro, não, acho que não vou fazer isso. Se tem curiosidade, vá se arrisque, mas por sua própria conta e risco, não fui eu quem indicou. Apesar de todos os pesares, estou ansioso e quero ver o que vai ser feito da trilogia no cinema, o primeiro filme já tem estréia prevista para 1º de Agosto de 2014, porém ainda sem atores definidos para os papéis principais. Bom, é esperar pra ver...