[ESPECIAL] British Week - Autores


O post de hoje tinha de tudo pra não sair, mas como eu sou chato e persistente, cá estou eu postando e cumprindo o nosso trato. Pra continuar com a semana britânica, hoje vamos falar de alguns autores que vêem lá da terrinha. A convidada de hoje não conseguiu fazer o texto dela porque estava arrumando suas coisas pra viajar pra fora do país hoje (pois é). Então vamos lá:

Jane Austen (1771 - 1817)

Quantas vezes você já ouviu falar de Jane Austen? Quantas versões você já viu serem publicadas de "Orgulho e Preconceito"? Inúmeras pode ser a resposta para ambas. Suas obras icônicas e seus romances ironicamente inocentes fizeram de Austen uma das maiores autoras do mundo. 

Foram 5 livros lançados enquanto estava viva e mais 2 lançados pós-morte. Entre os 5, "Orgulho e Preconceito" é o mais conhecido, tendo vendido cerca de 20 milhões de cópias no mundo todo, com direito a uma adaptação cinematográfica e tudo. "Emma" e "Razão e Sensibilidade" também tiveram seus respectivos filmes.

A editora Martin Claret relançou todos os livros da Jane Austen com novas capas e está simplesmente lindo. A Coleção Jane Austen está disponível em algumas lojas virtuais, mas você pode conferir todos os detalhes no site da editora: AQUI


Agatha Christie (1890-1976)

São mais de 80 livros publicados, traduzidos em 103 idiomas e com mais de 4 bilhões em vendas. Essa é a nada pequena vida de romancista policial de Agatha Mary Clarissa Christie. Conhecida como "Duquesa da Morte", foi responsável pela criação de Hércules Poirot, Parker Pyne e Miss Marple. 

Com uma vida com direito a desaparecer por 11 dias após descobrir que seu marido estava apaixonado por outra mulher, entrou para o Guiness Book como a "autora mais vendida do mundo" e também pelo "livro mais grosso do mundo" - trata-se de "The Complete Miss Marple", um livro reunindo os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple.

Dentre suas principais obras, podemos destacar: Assassinato no Expresso do Oriente, O Detetive Parker Pyne, O Natal de Poirot, O Caso dos Dez Negrinhos, A Mansão Hollow e Assassinato no Campo de Golf.

Estima-se que são gerados U$4 milhões por ano só em royalties de suas obras. Teve algumas obras lançadas após sua morte. Agatha mostrou e mostra pro mundo que sua escrita é rica, incrível e seus crimes são fascinantes - não mais do que os seus detetives.

Lewis Carroll (1832 - 1898)

O responsável pelo mágico mundo por onde Alice se perde depois de cair numa toca de coelho não poderia de ficar de fora desse especial. Lewis Carroll é a mente brilhante por trás de "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho e o que ela encontrou por lá". 

A ideia de contar a história de uma menina que visita um novo mundo veio em 1862 quando, em um passeio de barco com Alice Liddel, ele resolvera contar uma história sobre a tal menina que caía na toca do coelho. A menina, curiosa, cobrou de Carroll a história escrita e assim ele o fez. Escreveu a história de Alice em 1864 e encantou a menina.

Mais tarde decidiu publicar o livro e, para isso, acrescentou as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Maluco - graças a Deus que assim o fez! Em 1865 a obra se tornou um verdadeiro sucesso, sendo traduzida para mais de 50 idiomas. Em 1998 um exemplar da primeira impressão do livro - que foi rejeitada devido à péssima ilustração - foi leiloada por U$1,5 milhão.

Anos depois e ainda nos dias de hoje, Alice virou desenho, filme, série, citação em outras histórias e continua encantando milhares de pessoas (crianças ou não) pelo mundo.

William Shakespeare (1564 - 1616)

O maior escritor inglês e mais influente dramaturgo do mundo, assim é conhecido William Shakespeare. Responsável pela maior história de amor e tragédia de todos os tempos, "Romeu E Julieta", e pela obra com a frase mais conhecidas da língua inglesa, Hamlet ("To be or not to be: that's the question"; Ser ou não ser, eis a questão).

São 39 obras, entre poemas, peças de teatro e sonetos. Entre eles, os já citados, "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Otelo", "Sonhos de Uma Noite de Verão", "Macbeth", "O Mercador de Veneza" e "Júlio César".




Joanne Rowling (1965 - presente)

Joanne Rowling, ou como é mundialmente conhecida, J.K. Rowling, autora de obras de ficção completamente desconhecidas, que não possuem nenhuma visibilidade e que não venderam praticamente nada (-n). Acho completamente desnecessário apresentar a escritora, me arrisco a dizer, mas bem sucedida da atualidade, a primeira mulher a ficar bilionária (hoje em dia não ocupa mais essa categoria, pois doou uma boa parte de sua riqueza para instituições de caridade) escrevendo livros, a autora da obra mais fantástica de todos os tempos, que revolucionou a literatura mundial e que fez jovens de todo o mundo a tomarem gosto pela leitura. 

Harry Potter, aquilo que a tornou conhecida, mundialmente famosa, e que mudou completamente a vida de Joanne. Uma ideia surgida em uma viagem de trem, e colocada ali mesmo em um papel barato e que tornou seu sonho de ter um livro publicado, realidade.
Apesar do desfecho incrível da história dessa mulher, ela teve de passar por muitas dificuldades até, enfim ter seu primeiro livro publicado. Sofreu de depressão, teve a reprovação do seu primeiro marido, passou por dificuldades financeiras após a separação e ainda enfrentou um longo processo em busca de uma editora  (Bloomsbury) que topasse publicar a sua primeira obra, aliás editora essa que sugeriu a mudança de assinatura da autora, pois temia que garotos não fossem ler um livro assinado por uma mulher, uma completa bobagem. Passada toda a dificuldade, foi só alegria, com milhões de livros vendidos, recordes batidas, vários prêmios recebidos.

Com o fim da saga Harry Potter, ela decidiu se dedicar a outros projetos e atualmente tem em vista um outro público. Em 2011 ela lançou Morte Súbita, um livro completamente diferente da obra que a consagrou. Não é a perfeição de HP, mas é uma boa leitura.

Espero muito poder ler muitas outras obras dessa autora magnífica e, quem sabe ver por aí uma continuação de Harry Potter (ela não descarta a ideia). O jeito é esperar pra ver o que ainda tem por vir.