[LIVRO + VLOG] Feios

Livro: Feios
Título Original: Uglies
Editora: Galera Record
Autor: Scott Westerfeld
Páginas: 416

Sinopse:

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Feios é o primeiro volume da trilogia distópica escrita por Scott Westerfeld. Esse livro rodou na minha lista de leitura por um longo tempo, mas sem dar grande importância. De inicio, achei que Feios era um desses livros superficiais demais, que não trazem algo tão bom a ponto de mexer e de empolgar o leitor. 


E assim ficou por um longo tempo. Sempre sendo jogado mais e mais pra baixo na lista, até que numa promoção do Submarino eu acabei comprando toda a série (Feios, Perfeitos, Especiais e Extras - esse último é um livro anexo que narra a história de Aya). 


Assim que peguei Feios, me surpreendi pela escrita e diagramação um tanto básicas demais. E não sei se foi para o bem ou para o mal. Por um lado, acho que a escrita não ter firulas e tantos termos desconhecidos ajuda o leitor a ter um bom entendimento da história, mas por outro, acaba empobrecendo o livro. O mesmo pode ser dito da diagramação.



Peguei Feios num momento muito conturbado e, por isso, acabei enrolando um pouco para terminá-lo. A história me surpreendeu e conseguiu quebrar com a ideia de superficialidade que eu tive, mostrando se um ótimo passatempo embarcar nas aventuras de Tally e Shay.

Scott optou por fazer pequenas críticas à sociedade de consumo atual. Primeiro com a escolha temática. Através da distinção de "feio" e "belo" e de uma generalização sobre quem é feio e quando deve se tornar belo, ele faz uma crítica ao fato de um se achar superior ou de tirar vantagens por conta de sua beleza. Depois, ele prossegue e, ao explicar como a nossa sociedade se destruiu, critica a política de consumo atual onde tudo se é utilizado mas nada é dado em troca. Utilização de petróleo, fontes de energia e coisas assim...

Essas críticas vêm de forma sutil e bem estruturadas e utilizadas no contexto da narrativa, então de certa forma você acaba se encontrando em uma "discussão" de temas sociais importantes, sem realmente perceber que está.

Ao todo é um livro bem interessante que consegue te prender e fazer com que você tenha a curiosidade de lê-lo até final e, mais ainda, de ler a sua continuação. Uma das coisas que me deixou receoso foi o final do livro que ficou um gancho muito óbvio para um segundo. Preferiria que fosse algo mais sutil e não uma cortada bruta num momento um tanto crucial.

Bom, espero que vocês gostem de Feios tanto quanto eu. A vídeo resenha de Feios você confere logo abaixo: